A possível chegada do treinador Zé Ricardo, de 52 anos, ao Cruzeiro tem causado indignação em parte da torcida celeste, que passou a usar as redes sociais para questionar a possibilidade da contratação. Os trabalhos sem sucesso recentes do técnico são a principal reclamação dos cruzeirenses. A informação nas negociações com o comandante foram antecipadas pelos jornalistas Samuel Venâncio e Lucas Pedrosa.
Ainda nessa segunda-feira (4), dia que a possibilidade de contratação chegou ao conhecimento do público, algumas torcidas organizadas do Cruzeiro se manifestaram criticando a decisão da diretoria celeste em apostar em Zé Ricardo para assumir a Raposa até o final de 2023. A Máfia Azul, maior organizada do clube, alegou que a SAF “começa a mostrar as velhas práticas da associação no quesito gestão do futebol”.
O comunicado emitido ainda compara a gestão de Ronaldo Fenômeno, acionista majoritário da Raposa, com um jogo de Brasfoot, game onde se gerencia um clube de futebol, faz contratações, entre outras funcionalidades.
— Ronaldo está brincando de Brasfoot com o Cruzeiro! A SAF do Cruzeiro começa a mostrar as velhas práticas da associação no quesito gestão do futebol. Ruptura de trabalho sem a ideia de um substituto. Agora, uma possível mudança brusca no estilo de jogo entre Pepa e Zé Ricardo. A diretoria está perdida.
Torcida Organizada Máfia Azul, em comunicado divulgado em suas redes sociais.
No texto, a torcida ainda ressalta que Ronaldo não é torcedor do Cruzeiro e que jamais exaltou, foi grato ou “salvou” o clube mineiro.
— O que o torcedor Cruzeirense tem que entender é que ele Ronaldo nunca foi Cruzeirense; Ronaldo nunca foi grato ao Cruzeiro; Ronaldo nunca exaltou o Cruzeiro quando ganhou como melhor do mundo; Ronaldo quando ainda jogava, voltou ao Brasil e fez leilão entre Flamengo e Corinthians; E Definitivamente, Ronaldo não salvou o Cruzeiro!
E apenas mais um empresário no ramo do futebol querendo obter lucro.
Torcida Organizada Máfia Azul, em comunicado oficial.
Veja o comunicado na íntegra:
Organizadas emitem nota conjunta contra chegada de Zé Ricardo
Diversas torcidas organizadas do Cruzeiro, entre elas, Máfia Azul, Pavilhão Independente, Torcida Geral Celeste, Torcida Fanáti-Cruz, Torcida China Azul, Mancha Azul, Cachazeiros e Comando Rasta assinaram uma nota de repúdio contra a contratação de Zé Ricardo.
Na nota, o desempenho de Zé Ricardo em seu último clube, o Shimizu S-Pulse, do Japão, foi citado. Ronaldo também não escapou das críticas.
— Zé Ricardo, para quem não sabe, comandou o Shimizu S-Pulse, que foi eliminado na 3ª fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão, e foi rebaixado para a Segunda Divisão Japonesa.
Sem muitas falas com a torcida, sem nenhuma explicação, sem nenhum resultado positivo. É esse o trabalho que Ronaldo está fazendo!
E quando questionado, faz questão de jogar na cara do torcedor a compra da SAF ou de choramingar que está triste com as cobranças. Triste está o torcedor, que sai de sua casa, viaja para acompanhar o clube, paga o sócio torcedor em dia e recebe em troca experiências ruins, desde a resolução dos problemas com ingresso nas bilheterias, até o resultado do time em campo!
Escuta a torcida, Ronaldo! Nem que seja pela primeira vez!
Torcidas Organizadas do Cruzeiro em nota de repúdio à contratação de Zé Ricardo.
Veja a nota de repúdio na íntegra:
Cruzeiro tem dificuldade para encontrar novo técnico
Uma semana após a demissão do treinador português Pepa, o Cruzeiro segue sem um treinador para dar continuidade na temporada. O clube celeste acumula alguns “não” e em outros casos os nomes ventilados não passaram de especulação. Com o elenco de folga na segunda (4) e nesta terça-feira (5), os treinamentos voltam na quarta-feira (6) e espera-se que até lá um novo nome tenha sido anunciado.
Além das recusas de Paulo Autuori, diretor técnico do Cruzeiro, e do ex-zagueiro argentino Gabriel Milito, que deixou o Argentinos Juniors na semana passada, a Trivela apurou que Odair Hellmann, de 46 anos, foi mais um a ter sido procurado pela Raposa e negado a oferta do time de Ronaldo Fenômeno. O treinador disse estar disposto a aceitar uma proposta do Cruzeiro desde que ele pudesse seguir no clube para 2024, o que não é a ideia da Raposa.
🚨EXCLUSIVA
Odair Hellmann NÃO comandará o Cruzeiro em 2023. Uma fonte próxima ao treinador afirmou à @trivela que Odair foi procurado, mas que o desejo do time mineiro em fechar somente até o fim do Brasileirão impossibilitou um acerto. Saiba mais 👇https://t.co/FCLurPTjNT
— Maic Costa (@omaiccosta) September 4, 2023
Outro nome especulado para assumir o Cruzeiro foi o do treinador Maurício Barbieri, de 41 anos. Apesar de seu nome ter sido falado nos últimos dias, o empresário do técnico, Nenê Zini, afirmou que não houve nenhuma consulta do clube celeste ao treinador, demitido do Vasco no último mês de junho. A informação foi dada em primeira mão pelo portal Zeiro e confirmada pela reportagem do Futebol na Veia.
🚨NADA DE BARBIERI NO CRUZEIRO
Acabei de conversar com Nenê Zini, empresário de Maurício Barbieri, que garantiu que ninguém do Cruzeiro o procurou para negociar uma eventual contratação do treinador. Notícia dada em primeira mão pelo @matheus_bragan e confirmada pela @trivela. pic.twitter.com/vL0bR5FU2C
— Maic Costa (@omaiccosta) September 4, 2023
Em meio a busca por treinadores, outros nomes foram citados, entre eles o do português António Oliveira, que comanda o Cuiabá, e o de Thiago Carpini, que faz boa campanha com o Juventude na Série B do Brasileirão. Apesar das especulações, nenhum deles chegou a receber proposta oficial do Cruzeiro.
O time celeste completa, nesta terça-feira (5), uma semana sem treinador. Na última partida, o empate desse domingo (3), em 0 a 0, com o Red Bull Bragantino, o treinador do time sub-20 do Cruzeiro, Fernando Seabra, comandou a equipe. Apesar de ser uma cara nova, o interino foi criticado por manter a estrutura do time de Pepa e pela entrevista coletiva, no mínimo, fantasiosa concedida após a partida.





