Ainda de folga e se preparando para mais um compromisso no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na manhã desta terça-feira. O motivo? A real possibilidade do time finalmente acertar com seu novo treinador. O nome escolhido para dar continuidade ao trabalho no time mineiro é Zé Ricardo.
Após ter sido rejeitado por Gabriel Milito, Odair Hellmann e Paulo Autuori, o clube está a poucos detalhes de fechar o acordo com o ex-treinador do Vasco, e estava no Shimizu S-Pulse, time da 2ª divisão do futebol japonês.
O acerto com Zé Ricardo dividiu opiniões dos torcedores no Twitter, e fez o assunto chegar entre os mais divulgados. Para parte dos internautas, os recentes trabalhos do treinador não bons o suficiente para mudar o panorama da Raposa no Brasileirão, já outra parte diz que o profissional de 52 anos é o que o clube precisa no momento para, pelo menos, evitar riscos de brigar contra o rebaixamento.
Trazer Zé Ricardo msm tá de sacanagem @Ronaldo que ver o time cair o cara tem currículo só de rebaixamento ai vem vcs da diretoria fazer essa merda aí lamentável. Tnc crlh fora Zé Ricardo 🚫🚫🚫🚫
— É oh rafa🚩 (@daysonrafael32) September 5, 2023
Zé Ricardo teve um bom trabalho na base do Flamengo, foi promovido a interino e logo depois fixado como treinador profissional. Teve bom início, mas pecou por teimosia e falta de experiência que até é normal. Também teve um primeiro trabalho justo no Vasco.
— Felipe Roncetti (@feliperoncetti) September 5, 2023
Índice
Zé Ricardo é especialista em recuperar times, e pode ajudar Cruzeiro a subir no Brasileirão
Uma das principais características do trabalho de Zé Ricardo, é a sua capacidade de conseguir recuperar times, começando um trabalho em uma posição abaixo, e geralmente encerrando seu ciclo deixando os seus clubes em posições melhores do que no começo.
Sua primeira experiência como treinador foi com o Flamengo, em 2016. Na ocasião, o técnico assumiu o Rubro-Negro na 9ª colocação, e em uma campanha excepcional de recuperação dentro do Brasileirão, terminou a campanha em 3º lugar, levando o time carioca para a disputa da Libertadores.
No ano seguinte, o técnico foi demitido do Mengão após um começo ruim no Campeonato Brasileiro, e pouco tempo depois assumiu o maior rival, o Vasco da Gama. Em uma nova campanha de recuperação dentro a competição, o Gigante da Colina saiu da 12ª colocação para a 7ª posição, chegando a disputa da Libertadores após seis anos.
Sendo assim, Zé Ricardo tem o perfil para recuperar os jogadores, extrair o máximo dos atletas em treinos e no campo, e dessa forma, ajudar o Cruzeiro a melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro. Na 12ª posição, o time mineiro está a cinco da zona de rebaixamento, e poderia ter saído da zona da Sul-Americana, caso o Corinthians tivesse vencido o Palmeiras. O time paulista tem os mesmos 26 pontos da Raposa, porém um saldo de gols melhor.
Zé Ricardo na série A:
2016/Fla – Assumiu em 9° terminou em 3° (Liberta)
2017/Fla – Iniciou e deixou em 5° na 19ª rodada
2017/Vasco – Assumiu em 12° e terminou em 7° (Liberta)
2018/Vasco – Iniciou e deixou em 12° na 9ª rodada
2018/Botafogo – Assumiu em 12° e terminou em 9°— CABULOSO DE MINAS 26/45 (@cabulosodemg) September 5, 2023
Torcida do Cruzeiro cria expectativa sobre o trabalho de Zé Ricardo
Em sua última experiência profissional, Zé Ricardo treinou o Shimizu S-Pulse, do Japão. Em 28 jogos, o treinador conquistou seis vitórias, 11 empates e 11 derrotas, o treinador foi demitido em abril deste ano, e desde então está sem trabalhar. Mesmo com o desempenho ruim na Ásia, a torcida da Raposa promete não criticar de cara o trabalho do treinador.
Sendo assim, a sequência de jogos do time no Campeonato Brasileiro, e o desempenho do time em campo serão o termômetro para definir como o torcedor vai reagir ao trabalho do possível novo treinador do Cruzeiro. A Raposa volta ao campo na próxima quinta-feira (14), diante do Santos na Vila Belmiro.
Não vou cornetar um técnico que não estreou. Dava pra saber que não íamos contratar um técnico campeão de Libertadores. Se Zé Ricardo já tirou alguns times do rebaixamento, já tem o currículo que precisamos. Desejo boa sorte pra ele e pra nós.
— Pitaqueira (@pitazeira) September 5, 2023
Sobre Zé Ricardo: não tem carreira sólida (Pepa também não tinha) nem grife estrangeira. Aproveitamento de ambos na carreira é similar. Não seria nem de longe a minha escolha. Como Pepa também não seria quando veio. Agora é esperar o trabalho.
— Marco Soalheiro (@MarcoSoalheiro) September 5, 2023
Qual é a situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro?
Com 26 pontos conquistados, o time Celeste é o 12 colocado no Brasileirão. Na última rodada da competição, o time mineiro empatou sem gols diante do RB Bragantino em casa. Sem vencer há oito jogos, o Cruzeiro vê o Corinthians se aproximar e ameaçar sua posição, que por enquanto, dá direito ao clube de disputar a Copa Sul-Americana.
O recente desempenho do time tem preocupado o torcedor, já que o clube ficou três temporadas seguidas na Série B, após o rebaixamento em 2019, e não espera passar por este tipo de dificuldade, um ano após a implementação da SAF e da chegada de Ronaldo Nazário como gestor do clube.
Próximos jogos do Cruzeiro
Santos x Cruzeiro, Brasileirão Série A de 2023, Vila Belmiro, Santos, São Paulo – 13 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);
Fluminense x Cruzeiro, Brasileirão Série A de 2023, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ – 20 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).