Cruzeiro: torcedores dividem opiniões sobre possibilidade de chegada de Zé Ricardo

Treinador estava no futebol japonês, e chega para tentar recuperar o Cruzeiro no Brasileirão

Ainda de folga e se preparando para mais um compromisso no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na manhã desta terça-feira. O motivo? A real possibilidade do time finalmente acertar com seu novo treinador. O nome escolhido para dar continuidade ao trabalho no time mineiro é Zé Ricardo.

Após ter sido rejeitado por Gabriel Milito, Odair Hellmann e Paulo Autuori, o clube está a poucos detalhes de fechar o acordo com o ex-treinador do Vasco, e estava no Shimizu S-Pulse, time da 2ª divisão do futebol japonês.

O acerto com Zé Ricardo dividiu opiniões dos torcedores no Twitter, e fez o assunto chegar entre os mais divulgados. Para parte dos internautas, os recentes trabalhos do treinador não bons o suficiente para mudar o panorama da Raposa no Brasileirão, já outra parte diz que o profissional de 52 anos é o que o clube precisa no momento para, pelo menos, evitar riscos de brigar contra o rebaixamento.

Zé Ricardo é especialista em recuperar times, e pode ajudar Cruzeiro a subir no Brasileirão

Uma das principais características do trabalho de Zé Ricardo, é a sua capacidade de conseguir recuperar times, começando um trabalho em uma posição abaixo, e geralmente encerrando seu ciclo deixando os seus clubes em posições melhores do que no começo.

Sua primeira experiência como treinador foi com o Flamengo, em 2016. Na ocasião, o técnico assumiu o Rubro-Negro na 9ª colocação, e em uma campanha excepcional de recuperação dentro do Brasileirão, terminou a campanha em 3º lugar, levando o time carioca para a disputa da Libertadores.

No ano seguinte, o técnico foi demitido do Mengão após um começo ruim no Campeonato Brasileiro, e pouco tempo depois assumiu o maior rival, o Vasco da Gama. Em uma nova campanha de recuperação dentro a competição, o Gigante da Colina saiu da 12ª colocação para a 7ª posição, chegando a disputa da Libertadores após seis anos.

Sendo assim, Zé Ricardo tem o perfil para recuperar os jogadores, extrair o máximo dos atletas em treinos e no campo, e dessa forma, ajudar o Cruzeiro a melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro. Na 12ª posição, o time mineiro está a cinco da zona de rebaixamento, e poderia ter saído da zona da Sul-Americana, caso o Corinthians tivesse vencido o Palmeiras. O time paulista tem os mesmos 26 pontos da Raposa, porém um saldo de gols melhor.

Torcida do Cruzeiro cria expectativa sobre o trabalho de Zé Ricardo

Em sua última experiência profissional, Zé Ricardo treinou o Shimizu S-Pulse, do Japão. Em 28 jogos, o treinador conquistou seis vitórias, 11 empates e 11 derrotas, o treinador foi demitido em abril deste ano, e desde então está sem trabalhar. Mesmo com o desempenho ruim na Ásia, a torcida da Raposa promete não criticar de cara o trabalho do treinador.

Sendo assim, a sequência de jogos do time no Campeonato Brasileiro, e o desempenho do time em campo serão o termômetro para definir como o torcedor vai reagir ao trabalho do possível novo treinador do Cruzeiro. A Raposa volta ao campo na próxima quinta-feira (14), diante do Santos na Vila Belmiro.

Qual é a situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro?

Com 26 pontos conquistados, o time Celeste é o 12 colocado no Brasileirão. Na última rodada da competição, o time mineiro empatou sem gols diante do RB Bragantino em casa. Sem vencer há oito jogos, o Cruzeiro vê o Corinthians se aproximar e ameaçar sua posição, que por enquanto, dá direito ao clube de disputar a Copa Sul-Americana.

O recente desempenho do time tem preocupado o torcedor, já que o clube ficou três temporadas seguidas na Série B, após o rebaixamento em 2019, e não espera passar por este tipo de dificuldade, um ano após a implementação da SAF e da chegada de Ronaldo Nazário como gestor do clube.

Próximos jogos do Cruzeiro

Santos x Cruzeiro, Brasileirão Série A de 2023, Vila Belmiro, Santos, São Paulo – 13 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);

Fluminense x Cruzeiro, Brasileirão Série A de 2023, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ – 20 de setembro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.