O treinador Thiago Carpini, de 39 anos, que atualmente comanda o Juventude, quinto colocado na Série B do Campeonato Brasileiro — um ponto atrás do quarto colocado Criciúma e cinco atrás do líder Vitória —, foi um dos nomes especulados no Cruzeiro para substituir Pepa, demitido nessa terça-feira (29).
Ainda jovem Carpini, que é uma das revelações em comando técnico no futebol brasileiro na atual temporada, faz bom trabalho no Juventude. Quando Thiago assumiu a equipe da Caxias do Sul, na 7ª rodada da Série B, esta se encontrava na vice-lanterna da competição. Hoje, 18 rodadas depois, o Ju é um dos candidatos ao acesso à elite do futebol nacional.
O interesse do Cruzeiro na contratação de Thiago Carpini foi noticiado em primeira mão pela Rádio Caxias. Procuradas pela reportagem do Futebol na Veia, pessoas próximas ao treinador disseram se tratar apenas de especulação, mas uma resposta do próprio Carpini a questionamentos da imprensa gaúcha colocou uma pulga atrás da orelha de cruzeirenses e juventudistas.
— Eu pediria para vocês que, em relação a futuro, possibilidades, eu me manifesto depois do jogo. Meu representante e meu advogado estão aqui em Caxias. Eles estão tratando alguns assuntos com a diretoria. Sobre o futuro, a gente fala depois.
Thiago Carpini, em entrevista
Carpini tem proposta de renovação contratual com o Juventude, que o contratou após campanha de destaque no Campeonato Paulista, considerado o estadual mais forte do Brasil. O treinador comandou a equipe do Água Santa que chegou até a final da competição, tendo, inclusive, vencido o atual campeão brasileiro Palmeiras no jogo de ida. por 2 a 1. Na volta, a vitória do Porco, no Allianz Parque, por 4 a 0, tirou a esperança de um título inédito para a equipe de Diadema.
Na entrevista concedida em Caxias do Sul, Thiago Carpini deu a entender que havia sim recebido contato do Cruzeiro.
— Nada disso vai afetar. Não é a primeira vez que isso aconteceu. Tivemos outras oportunidades de clubes da Série A. Uma oportunidade de fora. Coisas que são noticiadas. Em momento algum, isso atrapalhou.
Thiago Carpini, em entrevista
O jovem treinador irá comentar sobre seu futuro após a partida contra a Chapecoense, nesta quinta-feira (31), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 26ª rodada da Série B. A tendência é que Carpini estenda seu vínculo com o Juventude.
Cruzeiro busca por treinador após recusa de Paulo Autuori
A ideia inicial da diretoria do Cruzeiro era efetivar Paulo Autuori, de 67 anos, atual diretor técnico da Raposa, como treinador até o final de 2023. A experiência do ex-treinador, que conhece o futebol brasileiro e o clube, somado à incerteza em apostar em jovens promessas num momento já avançado da temporada fizeram os gestores celestes enxergarem em Autuori uma opção efetiva para finalizar o ano.
Paulo Autuori é o novo diretor técnico do Cruzeiro.
Campeão da Libertadores de 1997 como treinador do Clube, Autuori será o responsável pela gestão e evolução da metodologia de futebol do Cruzeiro, com abrangência em todas as equipes das categorias de base, futebol feminino e o… pic.twitter.com/Azi7PdIOhQ
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 4, 2023
Mas Paulo Autuori recusou o convite por não mais querer trabalhar como treinador, além de estar focado no seu trabalho como diretor técnico do Cruzeiro. Autuori, campeão da Copa Libertadores com o Cruzeiro 1997, vem alternando entre funções de beira de campo e internas nos últimos anos. Seu último trabalho comandando uma equipe aconteceu entre 2022 e 2023, no Atlético Nacional, da Colômbia.
Sem Autuori, o Cruzeiro passou a focar em treinadores para assumirem o clube num projeto de longo prazo. Ou seja, o escolhido continuaria na Raposa para 2024. Entre os nomes cotados, se destaca o do ex-zagueiro argentino Gabriel Milito, que pediu demissão do Argentinos Juniors nesta semana, clube que comandava desde 2021. Além de Milito, o clube celeste tem outros nomes no radar, mas estes são mantidos em sigilo.