Desde a saída de Fernando Lázaro do comando técnico do Corinthians, em 20 de abril, o Timão viveu uma grande novela. Primeiro, Cuca assumiu a equipe e saiu dias depois após pressão por sua condenação por estupro em 1989, na Suíça. Enfim, após especular diversos nomes, o supercampeão Vandelei Luxemburgo será o técnico do clube, segundo a ESPN.
Antes de Luxa, o “Plano A” do Corinthians era Tite, que recusou e disse que gostaria de trabalhar no futebol europeu nesse ano. Depois, Mano Menezes, do Internacional, e Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, foram consultados, mas por terem contrato não evoluíram as conversas. Roger Machado, ex-Palmeiras e Grêmio, ficou próximo de fechar, porém, a recepção da torcida afastou os contatos com o técnico.
Ainda discutiram nomes estrangeiros, como Jorge Jesus, do Fenerbahçe, da Turquia, e Leonardo Jardim, do Al Ahli, dos Emirados Árabes, mas quem ganhou força foi Luxemburgo. Por isso, o Futebol na Veia reuniu o aproveitamento do técnico em seus últimos três trabalhos.
https://twitter.com/futebol_info/status/1653052032431915013
LEIA TAMBÉM:
- Veja as passagens de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians
- Todos os títulos de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians
- Relembre os três últimos trabalhos de Luxemburgo
Como foi o aproveitamento de Luxemburgo nos últimos trabalhos?
Luxemburgo não treina uma equipe desde o fim de 2021, quando terminou a Série B pelo Cruzeiro. Antes, passou por Vasco no fim da campanha do Brasileirão 2020, onde o Cruzmaltino foi rebaixado. Por fim, o Palmeiras, em 2020, em que conquistou seu último título: o Paulistão de 2020, em cima do rival Corinthians.
Na soma dos três trabalhos, são 72 partidas, que Luxa venceu 28, empatou 30 e perdeu 15 vezes, com aproveitamento de 52,77%.
Separado por equipes, o melhor aproveitamento foi no Verdão, onde beirou os 60% com vitória em 17 dos 37 jogos, além de 15 empates e apenas quatro derrotas.
Por outro lado, no Gigante da Colina dos 36 pontos disputados, conquistou apenas 11, proveito de 30%.
No Cruzeiro, assumiu em momento delicado, evitou o rebaixamento à Série C e acumulou 50% de aproveitamento.