Relembre as passagens de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Corinthians. O treinador de 70 anos chega cinco dias após o pedido de demissão de Cuca, feita na última quarta-feira, e terá a missão de apaziguar um conturbado ambiente após as mudanças repentinas de comando, além de extrair um pouco mais de certos jogadores, que segundo a torcida, não tem entregado o que poderiam. Outro trabalho importante que deverá ser realizado pelo experiente profissional é dar um padrão de jogo e tornar o time competitivo para começar a melhorar seu desempenho nas competições, eliminado no Paulistão, o Alvinegro é o 16º no Brasileirão, e o segundo colocado de sua chave na Libertadores.

Sempre lembrado pelos grandes clubes brasileiros quando a coisa não está bem, Luxemburgo foi considerado um dos melhores técnicos do mundo, e acumula trabalhos de muito destaque em praticamente todos os clubes do cenário nacional. Em São Paulo, Vanderlei foi campeão do Brasileiro por Santos, Palmeiras, e pelo próprio Corinthians em 1998, em um time que tinha acabado de sair de uma situação crítica em 1997, e que passava por uma situação semelhante a que vive o Timão atualmente, e depois em 2001, novamente para tentar apagar um incêndio provocado por um mau desempenho no ano anterior.

Em sua primeira passagem pelo clube, Vanderlei Luxemburgo chegou ao Corinthians, pois o time havia feito uma temporada muito ruim em 97, quase foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, a então diretoria foi atrás de treinador, que estava no Santos, para acalmar os ânimos e fazer uma equipe, que era muito promissora, começar a apresentar um futebol melhor. E assim se fez, no primeiro semestre daquele ano já era visível a melhora do time nas mãos do treinador, liderados por Marcelinho Carioca, Rincón, Ricardinho, Edílson, Didi, e Mirandinha, o Timão chegou à final do Paulistão de 98, eliminando o poderoso Palmeiras de Alex e Oseias.

Nas finais, um time fortíssimo do São Paulo, de Carlos Miguel, Denílson e França. No primeiro jogo, vitória do Corinthians pelo placar de 2 x 1, mas na volta, no retorno de Raí ao Tricolor Paulista, o Timão não foi páreo para o rival, que venceu por 3 x 1, e conquistou o estadual. Mas ali era o prenúncio do que seria a hegemonia do Alvinegro no cenário nacional, sob a batuta de Luxemburgo. No segundo semestre, o Coringão deitou e rolou no Campeonato Brasileiro, o time, que já era forte, encaixou ainda mais, e encantava os amantes do bom futebol, pelo jogo vistoso e ofensivo, característicos de Vanderlei Luxemburgo.

Nas finais, três jogos pegados contra um forte Cruzeiro, de Muller e Valdo. Mas dessa vez não tinha jeito. Após dois empates nos primeiros jogos da decisão, Edilson e Marcelinho fizeram os gols no terceiro e decisivo jogo da final, e o Corinthians, se tornava pela segunda vez de sua história o grande campeão brasileiro em 1998.

Retorno em 2001, e mais um título de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians

O desempenho de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians foi tão positivo, que o treinador foi chamado para assumir a seleção brasileira entre 1999 e 2000, porém, o projeto junto à Canarinho não deu certo, e o técnico retornou ao Timão em 2001. O cenário era muito parecido, após uma Copa João Havelange muito ruim no ano anterior, Luxemburgo voltava ao Parque São Jorge para dar uma nova cara ao time, e lutar por títulos, e mais uma vez conseguiu.

A base era parecida com a que tinha trabalhado três anos atrás, e com as chegadas de Ewerton, e Gil, o Corinthians novamente demonstrava seu DNA ofensivo sob a batuta do professor Luxa, e conquistou o caneco do Campeonato Paulista daquele ano, vencendo o Botafogo-SP na grande final. O time ainda chegou nas finais da Copa do Brasil, e por muito pouco não levou o caneco. Na primeira partida daquela final, jogando no Olímpico, o Corinthians abriu 2 x 0, mas o Grêmio, adversário naquela final, empatou o jogo e levou a decisão para o Morumbi.

Porém, em um resultado surpreendente, o Imortal jogou muita bola e desbancou o Timão pelo placar de 3 x 1, e faturou o título. Ao todo, Vanderlei Luxemburgo treinou o Corinthians em 135 jogos, somando as duas passagens pelo clube. Foram 63 vitórias, 33 empates e 39 derrotas, com um aproveitamento de 56,8%. Números positivos para um time que precisa de uma identidade, e se recuperar o quanto antes dentro da temporada.

https://twitter.com/futebol_info/status/1653083074631024679

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.