Apenas um time da Série A mudou de técnico na temporada 2023

O futebol brasileiro é conhecido por sua falta de paciência com os técnicos e pouco tempo para o desenvolvimento dos trabalhos. É possível afirmar que a temporada de 2023 é atípica até aqui. Entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão, apenas o Cruzeiro mudou de comandante, mas em uma situação em que o uruguaio Paulo Pezzolano pediu demissão alegando motivos pessoais, decisão que não partiu da diretoria. O anúncio aconteceu após a eliminação do time celeste para o América-MG no estadual e já na segunda-feira (20) o português Pepa tornou-se o novo treinador do clube mineiro.

Porém, apesar das poucas trocas, apenas três técnicos possuem mais de um ano no cargo. O supercampeão Abel Ferreira é o mais longevo com dois anos e quatro meses no comando do Verdão. Na sequência, vem Juan Pablo Vojvoda, treinador do Fortaleza desde março de 2021. Rogério Ceni, brasileiro com mais tempo na posição, está no São Paulo há um ano e cinco meses. O português Luís Castro, do Botafogo, irá completar uma temporada completa no próximo sábado (25).

Dos 20 técnicos, 11 assumiram a missão para 2023, são eles, além de Pepa: Odair Hellmann (Santos), Eduardo Coudet (Atlético-MG), Fernando Lázaro (Corinthians), Mauricio Barbieri (Vasco), Renato Paiva (Bahia), Ivo Vieira (Cuiabá), Guto Ferreira (Goiás), Pedro Caixinha (RB Bragantino), Vitor Pereira (Flamengo), Antônio Oliveira (Coritiba) e Paulo Turra (Athletico-PR).

LEIA TAMBÉM:

Vale destacar que Vagner Macini (América-MG), Mano Menezes (Internacional), Fernando Diniz (Fluminense) e Renato Gaúcho (Grêmio) assumiram durante a temporada de 2022. São 10 brasileiros e 10 estrangeiros nas equipes da elite do futebol nacional, sendo oito portugueses e dois argentinos.

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 inicia no próximo dia 15 de abril e termina em 3 de dezembro.

Foto Destaque: Divulgação/CBF

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.