No último domingo (11), o Palmeiras venceu mais uma vez pelo Campeonato Brasileiro. O rival São Paulo pecou pelos erros individuais e viu o Alviverde emplacar 2 x 0 em pleno Morumbi. Gabriel Menino marcou o primeiro em uma linda finalização, e Endrick deu números finais após aproveitar vacilo de Arboleda.
A equipe treinada por Abel Ferreira segue em busca do líder do Brasileirão, o Botafogo, que soma 24 pontos, dois a mais que o clube paulista. O Verdão ainda é o único invicto da competição, com seis vitórias e quatro empates.
Agora, o Brasileiro fica paralisado por 10 dias por conta da data Fifa, fato esse que representará ao Palmeiras a primeira semana livre para treinamento desde março. Veja os números do clube nesse período de sequência de jogos
Somos os primeiros a alcançar 4⃣0⃣0⃣ vitórias em clássicos paulistas! 💪
Mais uma marca GIGANTE do #OptimusPorco!#AvantiPalestra #SAOxPAL#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/tpqywQkZ1b
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 11, 2023
Apesar de queda da invencibilidade na temporada, Palmeiras “sabe perder” e se mantém vivo em todas competições
Até o início dessa sequência insana de 21 jogos em 70 dias (média de uma partida a cada 3,3 dias), o Verdão estava invicto na temporada. E logo nas duas primeiras partidas, duas derrotas, uma para o Água Santa e outra para o Bolívar, da Bolívia, na altitude de La Paz. Ao menos o revés na final do Campeonato Paulista não significou muito, visto que o time do Abel goleou o modesto time de Diadema por 4 x 0 na volta.
Pela Libertadores, o Palmeiras se recuperou e ganhou os quatro jogos seguintes, ficando em segundo no grupo C empatado em pontos com o Bolívar, adversário da última rodada disputada no final do mês.
A outra derrota da equipe no período foi para o Fortaleza, por 1 x 0, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, os paulistas tinham vencido a ida por 3 x 0. Com isso, avançaram às quartas e enfrentam o rival São Paulo.
No Brasileirão, a caçada ao líder segue e, em 25 de junho, acontecerá um confronto direto com o Botafogo, no Rio de Janeiro, que pode significar o Palmeiras na ponta da tabela pela primeira vez no torneio.
Nas 21 partidas, o Palmeiras somou 70% de aproveitamento, com 13 vitórias, cinco empates e três derrotas. O ataque, como sempre, brilhou ao marcar 46 gols, média superior a dois por partida. A defesa “que ninguém passa” foi vazada apenas 20 vezes.
Vale destacar que a última vez que Abel teve uma semana livre para treinamentos foi entre 19 de março e 2 de abril, também em uma data Fifa antes da final do estadual.