Palmeiras x São Paulo: rivais se reencontram na Copa do Brasil após jogo polêmico

Nesta terça-feira (6), aconteceu o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E um dos confrontos será o clássico Choque-Rei entre Palmeiras x São Paulo, reeditando as oitavas da edição de 2022, quando o Tricolor do Morumbi avançou.

O Choque-Rei tornou talvez a principal rivalidade do estado de São Paulo dos últimos anos, com duas decisões de Campeonato Paulista, uma vencida por cada lado, e quartas de Libertadores, onde o Verdão avançou, além da Copa do Brasil no último ano, confronto que rendeu polêmica em um pênalti são-paulino, relembre.

Palmeiras x São Paulo em 2022 teve não traçando linhas em pênalti marcado

Os paulistas se encontraram na partida de ida em 23 de junho de 2022, quando com gol solitário de Patrick o Tricolor venceu.

Na volta acontece um mês depois, em um Allianz Parque lotado, o Verdão amassou e abriu 2 x 0 no placar com apenas 12 minutos de partida. Após isso, o São Paulo soube segurar a pressão, fato não visto dois meses antes, quando no mesmo estádio o time sucumbiu e sofreu uma goleada de 4 x 0 na decisão do Paulistão.

A grande polêmica da partida ficou no gol de pênalti marcado por Luciano, para o São Paulo, aos 29 minutos. Minutos antes, Jonathan Calleri recebeu lançamento de Miranda, disputou com Gustavo Gómez e caiu após um puxão no ombro. O árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou falta do atacante tricolor, mas em consulta ao VAR, deu a penalidade em favor dos visitantes.

Porém, o que chamou atenção no lance foi a posição de Calleri, aparentemente à frente de Gómez. Dias depois do jogo, a CBF confirmou que a equipe presente na cabine não analisou se o argentino estaria impedido, deixando a dúvida e a reclamação eterna da torcida palmeirense.

A partida seguiu para os pênaltis, e o São Paulo avançou por 4 x 3 com brilho de Jandrei, que defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Wesley, apesar do erro de Luciano.

Nessa edição, o Tricolor caiu nas semifinais para o Flamengo, que seria campeão em cima do Corinthians.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.