Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, viveu tarde de terror no último domingo (11). Em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor foi derrotado por 2 x 0 pelo Palmeiras, em pleno Morumbi. Em atuação desastrosa, o defensor ‘contribuiu' diretamente para o revés dos donos da casa e repetiu feito inédito na competição de pontos corridos desde 2018.
Logo no início do Choque-Rei, aos 9′ do 1º tempo, Arboleda errou passe na defesa e complicou a vida do São Paulo. Gabriel Menino aproveitou o vacilo do zagueiro, limpou a marcação e acertou belo chute, sem chances para o goleiro Rafael. Já na reta final da etapa complementar, quando o Tricolor aumentava o ritmo e tentava o empate, o defensor equatoriano voltou a cometer gafe, deu ‘pixotada' e viu Endrick aumentar a vantagem para os visitantes.
Arboleda repete feito negativo inédito desde 2018
Robert Arboleda, que vinha fazendo boa temporada no São Paulo, destoou dos demais companheiros no Choque-Rei. Diante do Palmeiras, o zagueiro de 31 anos obteve a pior nota do clássico (5.9) segundo o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol.
O defensor equatoriano, que realizou três desarmes e acertou 84% dos passes durante os 90 minutos, cometeu mais erros que levaram a gol (2) em uma mesma partida no Campeonato Brasileiro desde a temporada 2018. O amargo revés fez o São Paulo estacionar na 8ª colocação do certame, com 15 pontos conquistados.
#Brasileirão 🇧🇷
Robert Arboleda teve a menor Nota Sofascore (5.9) de São Paulo 0-2 Palmeiras.
🆚 3 desarmes
🔐 2 chutes bloqueados
👟 3 chutes (1 na trave)
✅ 63/75 passes certos (84%)🔎 Cometeu mais erros que levaram a gol (2) em uma mesma partida no @Brasileirao desde 2018. pic.twitter.com/IJSG4DZpQ3
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 11, 2023
Números gerais de Arboleda na temporada
Como citado, apesar dos dois erros capitais contra o Palmeiras, Arboleda, no geral, não faz temporada ruim pelo São Paulo. Pelo contrário. Os números são expressivos e ilustram o bom desempenho do zagueiro equatoriano dentro das quatro linhas.
De acordo com o Sofascore, em 17 partidas disputadas em 2023, Arboleda tem uma média de 7.2 bolas recuperadas e 4.8 cortes por jogo. Além disso, o experiente defensor ganha 59% dos duelos e acerta 88% dos passes.
Em virtude da data FIFA, o São Paulo de Arboleda agora só volta a campo no dia 21 de junho (quarta-feira), para enfrentar o Athletico-PR, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Morumbi, e o Premiere exibe o jogão de maneira exclusiva. Com um ponto a mais que o Tricolor, o Furacão é o 7º colocado do torneio de pontos corridos.