Em um jogo definido em erros individuais, o Palmeiras venceu o clássico Choque-Rei em cima do São Paulo na tarde do último domingo (11). Gabriel Menino abriu o marcador em um golaço após erro na saída de bola e Endrick fechou o placar no segundo tempo em vacilo do zagueiro Arboleda.
A partida ainda teve uma grande atuação do goleiro Weverton, além de polêmica entre Abel Ferreira e Calleri. O resultado deixou vivo o Verdão na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro com o Botafogo, apenas dois pontos atrás dos cariocas. O Tricolor, por outro lado, cai na tabela e está em 8º.
Além de ser mais um clássico vencido na era Abel Ferreira, o triunfo também significou o Palmeiras à frente do rival em sua própria casa desde que um tabu histórico foi derrubado.
Palmeiras venceu quatro dos últimos 12 jogos no Morumbi; Tricolor tem três vitórias
Quem vê o Palmeiras atual, não imagina que o clube passou 16 anos sem vencer o São Paulo no Estádio do Morumbi. O último triunfo tinha acontecido em março de 2002, quando o lado verde venceu com gol icônico do meia Alex. Nesse período, foram 15 vitórias tricolores e nove empates.
O tabu caiu em outubro de 2018, período que o Alviverde liderava o Brasileirão e o rival definhava após ser “campeão do primeiro turno”. Na ocasião, Gustavo Gómez e Deyverson marcaram e derrubaram a marca negativa.
A partir dessa vitória, o Palmeiras “perdeu o medo” do Morumbi e passou a competir mais com o São Paulo. Contado a vitória que derrubou o tabu, foram quatro triunfos, enquanto o lado tricolor ganhou três, além de cinco empates.
E PRA SEGURAR OS 𝐀𝐔𝐓𝐎𝐏𝐎𝐑𝐊𝐒? 🦾#AvantiPalestra #OptimusPorco#SAOxPAL #JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/OjQNN05BXC
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 11, 2023
Nos últimos anos os rivais protagonizaram momentos quentes na rivalidade. O São Paulo se orgulha do título do Campeonato Paulista conquistado em 2021 e a eliminação do rival nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado. Já o Verdão, devolveu a vitória na final do estadual em 2022 e superou o Tricolor nas quartas de final da Libertadores de 2021, competição vencida pelo Palmeiras.
Quis o destino que novamente Palmeiras e São Paulo se enfrentassem em um mata-mata, dessa vez nas quartas de final da Copa do Brasil de 2023. Os confrontos estão previstos para julho.