Nos últimos dias, a informação de que o Benfica irá contratar o goleiro Bento, do Athletico-PR, vem ganhando força. O jornal A Bola, de Portugal, trouxe a notícia no começo da semana passada. Com isso, o clube português estaria disposto a desembolsar um valor de 10 milhões de euros para contar com o jogador do Furacão.
Elogiado pelo treinador interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, o goleiro de 24 anos foi revelado pelo clube do Paraná e seu desempenho na última temporada é superior se comparado a Odysseas Vlachodimos, atual titular das Águias. Confira abaixo o comparativo.
O comparativo entre Bento, do Athletico-PR, com Vlachodimos, do Benfica, em 2022
O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento exclusivo entre o dois possíveis goleiros do Benfica para a próxima temporada. Em resumo, os números de Bento são superiores em relação ao desempenho do goleiro grego em quase todos os aspectos.
O goleiro do Athletico-PR disputou 52 jogos, dois a mais do que o goleiro do Benfica. Foram 3,3 defesas por jogo, enquanto Vlachodimos teve 2,3. Por outro lado, quando se trata de defesas difíceis por 90 minutos, Bento leva vantagem: são 1,8 contra 1,3 do goleiro benfiquista. Contudo, a vantagem do goleiro do clube portugues aparece nos aspectos gols sofridos e jogos sem sofres gols.
Os números de Bento no Athletico-PR, que deve se transferir para o Benfica
Na Arena da Baixada desde os 14 anos, Bento foi revelado pelo Furacão e vive uma grande fase desde a saída do goleiro Santos, para o Flamengo. A sua estreia como profissional aconteceu na Copa Libertadores da América em 2020, contra o River Plate, depois de um surto de covid-19 no elenco do clube paranaense.
Em resumo, o goleiro disputou 109 jogos desde então com a camisa do Athletico-PR. Somente em 2023, são 34 jogos, 3120 minutos jogadores, com 30 gols sofridos e uma assistência concedida, contra o Internacional, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro da Série A de 2023.
Assistência do goleiro Bento + gol de cobertura do Willian Bigode = Athletico-PR tirando onda no Beira-Rio 🔥 #ge pic.twitter.com/SSCZbBN9SZ
— ge (@geglobo) May 11, 2023
Caso a proposta do Benfica e 10 milhões de euros seja realizada e a negociação se concretize, Bento irá se tornar o goleiro mais caro da história do futebol brasileiro. Em termos de comparação, o goleiro Alisson, atual titular da Seleção Brasileira, foi vendido pelo Inter em 2016 por 5 milhões de euros para a AS Roma.