Cria e ‘xodó’ do Sport, Joelinton estreia com gol na Seleção Brasileira; conheça a trajetória ‘inusitada’ do jogador

Na tarde deste sábado (17), a Seleção Brasileira goleou Guiné por 4 x 1, no Estádio Cornellà-El Prat, em amistoso internacional. Apesar de não valer muita coisa para a maioria dos jogadores que estavam em campo, o jogo teve um significado especial para um dos atletas: Joelinton. O meio-campista do Newcastle, da Inglaterra, fez sua estreia pela Canarinho e marcou um dos gols da vitória em solo espanhol.

Revelado pelo Sport e xodó da torcida do Leão da Ilha, Joelinton fez a alegria dos torcedores de seu clube formador. Nas redes sociais, rubro-negros encheram a timeline de elogios e mensagens positivas após o camisa 18 balançar as redes e abrir os caminhos para a vitória do Brasil sobre os guineanos. Aos 26 anos de idade, Joelinton vive sua melhor fase na carreira. De centroavante homem-gol a volante, o mais novo integrante da Seleção tem trajetória interessante e curiosa no futebol.

Trajetória de Joelinton

Nascido em Aliança, no interior de Pernambuco, Joelinton, como citado, começou a carreira no Sport, e estreou profissionalmente aos 18 anos de idade, na temporada 2014. Em 2015, o então centroavante não conseguiu se destacar nos primeiros jogos da equipe e passou a ser alvo de críticas da torcida. Contudo, o jovem deu a volta por cima, conseguiu recuperar o bom futebol rapidamente e foi vendido ao Hoffenheim, da Alemanha, por 2,2 milhões de euros.

Inicialmente, Joelinton não foi utilizado pelo clube alemão e acabou sendo emprestado ao Rapid Viena, da Áustria, onde ficou por duas temporadas. Ao todo, foram 79 jogos disputados, 21 gols marcados e nove assistências. O sucesso do brasileiro no time austríaco fez o Hoffenheim solicitar seu retorno. Por lá, o centroavante jogou em 2018/2019, balançou as redes 11 vezes e deu sete passes para gols em 35 partidas.

Em virtude do bom desempenho na Alemanha, Joelinton chamou a atenção da Premier League. Mais especificamente do Newcastle. Na temporada 2019/2020, os ingleses pagaram 40 milhões de euros pelo centroavante brasileiro, o que na época significou a maior contratação da história do clube.

De centroavante a volante: a transformação de Joelinton na Inglaterra

Contratado para ser o artilheiro do Newcastle, Joelinton começou mal e não correspondeu às expectativas. Em 80 jogos disputados entre as temporadas 2019/2020 e 2020/2021, como centroavante, o cria do Sport fez apenas 10 gols. Tudo mudou após a demissão do então técnico Steve Bruce, e a chegada Eddie Howe, que mudou o brasileiro de atacante para volante.

A mudança de posição ocorreu a partir do dia 30 de abril de 2022, na derrota do Newcastle para o Liverpool, por 1 x 0. Apesar do revés da equipe, Joelinton teve atuação de destaque no meio-campo. O brasileiro venceu nove de 13 duelos individuais no chão, acumulou cinco desarmes, cinco cortes e realizou uma interceptação.

Desde então, Joelinton vem esbanjando categoria, solidez e segurança no meio-campo do Newcastle. O volante foi o líder em desarmes (54) e em interceptações (17) da equipe na última edição da Premier League. O time do nordeste da Inglaterra terminou na 4ª colocação e garantiu vaga na próxima Champions League.

Joelinton se credencia como nova opção para Seleção Brasileira

Após bela temporada pelo Newcastle, Joelinton estreou com pé direito na Seleção Brasileira. Nova opção para a Canarinho, o camisa 18 se credencia e entra na briga por uma vaga no meio-campo da pentacampeã mundial.

Com Joelinton à disposição do técnico Ramon Menezes, o Brasil volta a campo nesta terça-feira (20), para enfrentar a Seleção de Senegal, em novo amistoso internacional. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio de Alvalade, Lisboa, Portugal.

Números de Joelinton em Brasil x Guiné

Cria e 'xodó' do Sport, Joelinton estreia com gol na Seleção Brasileira; conheça a trajetória 'inusitada' do jogador
Estatísticas de Joelinton no amistoso entre Brasil x Guiné (Sofascore)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.