Weverton ou Ederson? Ramon Menezes ‘quebra a cabeça’ para definir titular da Seleção; veja o comparativo

Na tarde deste sábado (17), a partir das 16h30 (horário de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta Guiné, no Estádio Cornellà-El Prat (Espanha), em um amistoso internacional. Para a partida, o técnico Ramon Menezes ganhou um desfalque de última hora. Alisson, com um trauma no dedo mindinho da mão esquerda, está fora do duelo. Desse modo, Weverton e Ederson ‘brigam' pela titularidade no gol da Canarinho.

Tanto Weverton quanto Ederson são presenças frequentes nas convocações do Brasil. Vale lembrar que ambos fizeram parte do grupo que defendeu a Amarelinha na Copa do Mundo de 2022, com o goleiro do Manchester City sendo o reserva imediato de Alisson, e o arqueiro do Palmeiras funcionando como terceira opção para a posição. Segurança, solidez e categoria definem os dois atletas. Os números ilustram isso e comprovam que Ramon Menezes terá de ‘quebrar a cabeça' para definir o titular de logo mais.

Comparativo entre Weverton x Ederson na temporada

Na temporada, Weverton já disputou 34 jogos. Ederson, por sua vez, entrou em campo 48 vezes. Segundo o Sofascore, site especializado em dados e estatísticas do futebol, o goleiro do Palmeiras realizou 116 defesas (sendo 53 consideradas difíceis), contra 75 (sendo 47 difíceis) do arqueiro do Manchester City.

Weverton levou 24 gols e passou 17 partidas sem ser vazado até o momento. Já Ederson, sofreu 39 tentos e deixou o campo ileso em 18 oportunidades. No percentual de bolas defendidas: 83% a 66% para o goleiro palmeirense. Vale destacar que a temporada na Europa foi encerrada no último fim de semana, quando o Manchester City venceu a Inter de Milão por 1 x 0 e faturou o título da Champions League.

Weverton ou Ederson? Ramon Menezes 'quebra a cabeça' para definir titular da Seleção; veja o comparativo
Números de Weverton e Ederson na temporada (Sofascore)

Provável escalação do Brasil

Apesar de na maioria das vezes Ederson ser o substituto automático de Alisson, Weverton é quem deve assumir o gol brasileiro na partida contra Guiné. Ao longo da semana, o camisa 21 do Palmeiras participou dos treinos entre os reservas, enquanto o jogador do Manchester City treinou separadamente. Quando Alisson se lesionou e deixou as atividades da última sexta-feira (16) mais cedo, foi o atleta do Alviverde o escolhido para entrar no lugar dele.

É importante salientar que Ederson vem de um final de temporada desgastante no Manchester City. Homem de confiança de Pep Guardiola, o goleiro brasileiro participou ativamente das campanhas dos Citizens na Premier League e na Champions League, ambas vencidas pelo clube.

Com mudança de última hora no gol, a Seleção Brasileira deve ir a campo com a seguinte escalação diante de Guiné: Weverton, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Richarlison.

Um duelo para ficar de olho no jogo de logo mais é entre Casemiro e Keïta, no meio-campo. Em levantamento realizado pelo jornalista Otávio Silva, do site ‘Minha Torcida', foi constatado que o volante do Manchester United, que é um dos líderes da Seleção Brasileira, leva larga vantagem nos dados e estatísticas sobre o jogador do Liverpool, principal referência técnica de Guiné.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.