A Seleção Brasileira Feminina conheceu suas 23 jogadoras que atuarão na Copa do Mundo Feminina 2023 a partir de 24 de julho, quando o Brasil estreia contra o Panamá. O time treinado pela técnica Pia Sundhage ainda enfrenta França e Jamaica pelo grupo F da competição.
A convocação rendeu polêmicas com a imprensa e torcedores nas redes sociais contestando algumas escolhas de Pia, como a presença de Bárbara e Mônica na lista e as ausências de Cristiane, Vic Albuquerque, dentre outras.
Hoje, o meio-campo titular da Seleção Brasileira Feminina seria composto por Ary Borges, Luana, Adriana Leal e Kerolin, tendo Ana Vitória e Duda Sampaio no banco de reservas. Daniela Alves, ex-meia do Brasil, revelou ao Futebol na Veia que teria uma vaga nas 11 iniciais de Pia.
https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1673783311330603008
Daniela Alves acredita que, pelas características, teria espaço no meio-campo da Seleção Brasileira Feminina de Pia
Duas vezes medalha de prata nas Olimpíadas, três participações em Copas do Mundo e campeã do Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Daniela Alves é uma das maiores jogadoras da história do Brasil e fala com propriedade que seria titular na atual seleção.
“Pelas características do meu jogo, creio que sim. […] Pela minha forma de jogar teria um espaço ali no meio”, falou Daniela Alves com exclusividade ao Futebol na Veia.
Como uma meio-campista de qualidade, Daniela passou por São Paulo, Portuguesa e clubes na Suécia e Estados Unidos. Com uma carreira de respeito, a ex-atleta teve que se aposentar em 2009 após uma grave lesão.
ArquivoFF #3: Daniela Alves de Lima, a Dani Alves, é uma das maiores meio campistas da história da Seleção Brasileira. Começou sua carreira aos 13 anos, na Portuguesa de Desportos. Em sua trajetória vitoriosa, teve passagens por Saad, São Paulo e atuou na Suécia e Estados Unidos. pic.twitter.com/rLoqH69g5x
— Diário FFeminino (@DiarioFFeminino) January 26, 2020
Após aposentar-se, a ex-meia decidiu focar nos estudos para retornar ao futebol como treinadora. A primeira oportunidade veio como auxiliar na Seleção Brasileira Feminina sub-20. Depois, foi convidada pelo Corinthians a formar a base do clube.
“Depois que parei fui estudar, voltei para o futebol como auxiliar da Seleção Brasileira sub-20 e fui convidada em dezembro de 2018 a formar a base do Corinthians. Fiquei no clube até abril de 2021 e conquistamos títulos, demos taças inéditas ao time”, contou.
Atualmente, Daniela Alves está no time profissional Uberlândia Esporte Clube, onde já conquistou o título do interior no Campeonato Mineiro e fez boa campanha na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino.
“[..] Temos 10 meses, e estamos fazendo um bom trabalho. Já temos título e conseguimos uma boa colocação no Brasileirão A3 com pouco tempo de formação contra times com mais tempo de elenco. Ficamos em sexto entre 32 clubes”, completou.