História da Copa do Mundo Feminina: maiores campeãs, artilheiras e estatísticas

Organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Copa do Mundo Feminina acontece de quatro em quatro anos, assim como a versão masculina. A primeira edição oficial da competição, reconhecida e realizada pela FIFA, ocorreu em 1991, na China. Na ocasião, a Seleção dos Estados Unidos se sagrou campeã do torneio.

Em 2023, ocorrerá a nona edição da Copa do Mundo Feminina. Desta vez, dois países sediarão o evento: Austrália e Nova Zelândia. A competição terá início no dia 21 de julho e terminará em 20 de agosto. Entrando no clima do Mundial, o Futebol na Veia resolveu trazer a história do torneio, incluindo as maiores campeãs, artilheiras e algumas estatísticas marcantes.

História da Copa do Mundo Feminina

No ano de 1970, a Federação Internacional de Futebol Feminino (FIEFF) organizou o primeiro grande torneio de futebol feminino a nível internacional, a Coppa del Mondo, na Itália.

Mundialmente, tal evento é conhecido como a primeira copa extraoficial do futebol feminino. A segunda edição do campeonato ocorreu no ano seguinte, em 1971, no México. O torneio reuniu cerca de 10 mil espectadores.

História da Copa do Mundo Feminina: maiores campeãs, artilheiras e estatísticas
Taça da Copa do Mundo Feminina (FIFA)

Como citado, a primeira versão oficial da Copa do Mundo Feminina foi realizada pela FIFA em 1991, na China. Na grande decisão, os Estados Unidos levaram a melhor sobre a Noruega, venceram por 2 x 1 e levantaram a histórica taça. Naquela edição, apenas 12 seleções participaram do campeonato. Em 1999, este número subiu para 16. Já em 2015, 24 países estiveram presentes no torneio.

A edição de 2023 da Copa do Mundo Feminina marcará o maior número de seleções participantes: 32 ao todo. O Brasil, garantido no Mundial deste ano, participou de todas as oito copas realizadas até o momento.

Confira os resultados de todas as Copas do Mundo Feminina

Edição 1º lugar 2º lugar País-sede
1991 Estados Unidos Noruega China
1995 Noruega Alemanha Suécia
1999 Estados Unidos China Estados Unidos
2003 Alemanha Suécia Estados Unidos
2007 Alemanha Brasil China
2011 Japão Estados Unidos Alemanha
2015 Estados Unidos Japão Canadá
2019 Estados Unidos Holanda França

Maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina

Como é possível ver no quadro acima, os Estados Unidos são a grande referência quando o assunto é futebol feminino. A Seleção Norte-Americana é a maior campeã da história das copas, com quatro conquistas, totalizando 50% dos títulos. Na sequência vem a Alemanha, com duas taças. Noruega e Japão, com um caneco cada, fecham a lista de vencedoras do torneio.

Maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina Número de títulos
Estados Unidos 4 títulos
Alemanha 2 títulos
Noruega 1 título
Japão 1 título
História da Copa do Mundo Feminina: maiores campeãs, artilheiras e estatísticas
Jogadoras dos Estados Unidos comemorando o 4º título do país em Copas do Mundo Feminina (Icon Sport)

Maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina

Marcar um gol numa Copa do Mundo é um momento único na carreira de qualquer atleta. Ao longo de oito edições disputadas, desde 1991, diversas jogadoras tiveram a felicidade de balançar as redes em uma Copa do Mundo Feminina. No entanto, apenas algumas estão presentes no ranking de maiores artilheiras de todos os tempos.

No topo da lista está ela, Marta. Somando as cinco edições que participou, a camisa 10 do Brasil entrou em campo 20 vezes e marcou 17 gols, sendo a maior artilheira da história das Copas, considerando também a masculina. A alemã Birgit Prinz e a estadunidense Abby Wambach, com 14 tentos cada, são quem mais se aproximam da Rainha. Contudo, ambas já se aposentaram e não podem mais ultrapassar a brasileira.

Confira o ranking de maiores artilheiras

  • 1ª Marta – 17 gols/20 jogos
  • 2ª Birgit Prinz (ALE) – 14 gols/24 jogos
  • Abby Wambach (EUA) – 14 gols/25 jogos
  • 4ª Michelle Akers (EUA) – 12 gols/13 jogos
  • 5ª Sun Wen (CHINA) – 11 gols/20 jogos
  • Cristiane (BRA) – 11 gols/21 jogos
  • Bettina Wirgmann (ALE) – 11 gols/22 jogos

Copa do Mundo Feminina 2023

A disputa para sediar a Copa do Mundo Feminina 2023 foi bastante acirrada. Em virtude do grande sucesso do torneio em 2019, na França, diversos países se interessaram pelo evento. Apesar da forte concorrência, Austrália e Nova Zelândia, melhores avaliadas pela FIFA, venceram e vão receber o Mundial deste ano. É a primeira vez que a Oceania recebe a competição (feminina).

A Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023, sendo a edição mais tardia deste formato do torneio, já que foram adicionadas mais seleções na busca pelo título. O Brasil está no Grupo F e disputa vaga nas oitavas contra França, Jamaica e Panamá.

História da Copa do Mundo Feminina: maiores campeãs, artilheiras e estatísticas
Logo da Copa do Mundo Feminina 2023 (FIFA)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.