O Cruzeiro tem recebido confirmações, por um lado, e dúvidas, por outro, acerca de seus compromissos no Campeonato Brasileiro. Enquanto a casa do confronto contra o Vasco foi definida nesta quinta-feira (5), a classificação do Fortaleza para a final da Copa Sul-Americana fez com que o confronto entre mineiros e cearenses ficasse sem data para acontecer.
Começando pela definição, o Cruzeiro já sabe que não terá o Mineirão disponível para enfrentar o Vasco da Gama, no final de semana de 8 de novembro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, haverá show do músico inglês Roger Waters, antigo baixista e vocalista da banda Pink Floyd, no Gigante da Pampulha.
Com isso, o Cruzeiro precisará jogar na Arena Independência, estádio do rival América-MG. A informação foi dada inicialmente pelo O Tempo Sports. Apesar de perder, momentaneamente, sua casa, o time celeste terá o alento de que a campanha como mandante no Horto é superior a do Mineirão, onde o clube ainda não venceu em 2023.
A boa notícia para o Cruzeiro é que esse é o último evento programado para acontecer dentro do gramado do Mineirão. Com isso, a tendência é que o clube tenha o estádio à disposição nas outras rodadas do Brasileirão.
Após um ano bastante conturbado, Cruzeiro e Mineirão se encaminham para fechar um acordo de utilização válido até 2025. Em diversas vezes na atual temporada, o clube celeste precisou mandar seus jogos em outros estádios, inclusive fora de Belo Horizonte e de Minas Gerais, por incompatibilidade com a agenda do estádio ou por falta de condições do gramado, que sofreu com a grande carga de eventos.
A situação irritou torcedores e dirigentes do Cruzeiro. Os cruzeirenses chegaram a fazer protesto no centro de Belo Horizonte contra a Minas Arena, administradora do estádio, e pediram a realização de uma CPI para investigar eventuais irregularidades na administração do maior palco do futebol mineiro. A comissão não chegou a sair do campo das ideias, mas, por outro lado, houve uma adequação no calendário de eventos que permitiu ao time celeste mandar jogos no Gigante da Pampulha.
O Cruzeiro venceu o Vasco por 1 a 0 no primeiro turno. O gol do jogo foi marcado por Filipe Machado, numa bela cobrança de falta, em São Januário vazio, já que o time carioca havia sido punido e atuava de portões fechados.
QUE BATIDA! QUE GOL!
⚽ Machado abre o placar com um belíssimo gol de falta!🎥 Premiere
🔷 #VASxCRU | 0-1 | 🔷 #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/rL013HNgoq— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 8, 2023
Fortaleza x Cruzeiro ainda indefinido
Se por um lado o Cruzeiro sabe onde e quando enfrentará o Vasco, por outro, ainda espera a definição da CBF para a partida contra o Fortaleza. O confronto, que acontecerá na Arena Castelão, pela 30ª rodada do Brasileirão, será adiado. Inicialmente, o jogo aconteceria no dia 28 de outubro, mas a classificação do Leão para a grande final da Copa Sul-Americana, contra a LDU do Equador, fez com que houvesse necessidade de mudança.
Isso acontece porque a final da Sul-Americana está marcada para o dia 28 de outubro, impossibilitando o Fortaleza de receber o Cruzeiro pelo Brasileirão. A CBF deve informar a data do jogo nos próximos dias.
Na partida do primeiro turno, o Fortaleza bateu o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. O gol do jogo foi marcado pelo centroavante argentino Juan Martín Lucero.
CBF detalha próximos jogos do Cruzeiro no Brasileirão
A CBF divulgou, no último dia 12, o detalhamento das rodadas 26 a 29 do Campeonato Brasileiro. Veja as informações dos jogos do Cruzeiro:
- 26ª rodada – Cuiabá x Cruzeiro – 14/10 (sábado) – 21h – Arena Pantanal
- 27ª rodada – Cruzeiro x Flamengo – 19/10 (quinta-feira) – 19h – Mineirão
- 28ª rodada – Atlético-MG x Cruzeiro – 22/10 (domingo) – 16h – Arena MRV
- 29ª rodada – Cruzeiro x Bahia – 25/10 (quarta-feira) – 20h – Mineirão