Cruzeiro: após perder trio, Zé Ricardo ganha reforço para o Brasileirão

Zé Ricardo tem problemas para escalar o Cruzeiro que enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, no próximo dia 14

Após perder os volantes Matheus Jussa e Fernando Henrique — o primeiro suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o segundo por ter recebido um vermelho —, e o atacante Bruno Rodrigues — também com três cartões —, para a partida do próximo dia 14, contra o Cuiabá, adversário direto no Brasileirão, Zé Ricardo, treinador do Cruzeiro, recebeu uma boa notícia na manhã desta terça-feira (3).

O lateral-direito Wesley Gasolina, de 23 anos, que se recuperou de um rompimento do ligamento cruzado anterior e de um estiramento no ligamento colateral do joelho direito, sofridos no último dia 13 de fevereiro, no clássico com o Atlético-MG, válido ainda pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, voltou a treinar com seus companheiros e, em breve, deve voltar a ser opção para a comissão técnica.

É certo que — mesmo se relacionado para pegar o Cuiabá, o que pode não acontecer, pelo longo período de inatividade do atleta — Wesley Gasolina completará oito meses sem entrar em campo no próximo dia 13. As lesões, sofridas após um choque do lateral-direito com o goleiro Everson, do Atlético-MG, fizeram com que o camisa 2 precisasse ser operado.

Wesley Gasolina se junta, então, a Matheus Pereira, recém recuperado de lesões no joelho, como opções para Zé Ricardo. Como passou por uma recuperação mais simples, sem intervenção cirúrgica, Matheus tem mais chances de jogar contra o Cuiabá.

— Recuperado de lesão, o lateral Wesley Gasolina voltou a treinar com o elenco na manhã desta terça-feira — escreveu o Cruzeiro, em suas redes sociais.

DM do Cruzeiro vai esvaziando

Com a liberação de Wesley Gasolina, somente três jogadores seguem no departamento médico do Cruzeiro. São eles:

  • Rafael Elias  – Atacante – 24 anos – Lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo
  • Ramiro – Volante – 30 anos – Ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco lateral
  • Rafael Bilu – Atacante – 24 anos – Ruptura total no tendão de aquiles da perna esquerda

Destes, Rafael Elias é quem deve voltar mais cedo. Há a expectativa que o jogador volte ao time ainda neste mês de outubro. Já Bilu deve voltar aos gramados nos últimos jogos da temporada. Ramiro, por sua vez, provavelmente não entrará mais em campo em 2023.

Wesley Gasolina

Promessa da base do Flamengo negociada ainda jovem com a Juventus, da Itália, Wesley Gasolina chegou ao Cruzeiro em meados de 2022, para a disputa da Série B. Apesar de receber oportunidades com o uruguaio Paulo Pezzolano, tanto na segunda divisão do ano passado, quanto no Campeonato Mineiro da atual temporada, o lateral-direito jamais conseguiu se firmar no time.

Até o momento, Wesley Gasolina disputou 14 partidas pelo Cruzeiro, sem marcar gols ou dar assistências. Desses jogos, somente cinco aconteceram em 2023. O jogador começou a temporada como reserva, mas ganhou a posição rapidamente e vinha sendo titular até se machucar.

Atualmente, o Cruzeiro conta com outros dois laterais-direitos no elenco: William e Helibelton Palacios. O primeiro é titular absoluto e foi substituído pelo segundo citado quando esteve indisponível.

Enquanto William começou muito bem o Brasileirão e apresentou uma brusca queda de rendimento nas últimas semanas, o colombiano Palacios ainda não mostrou a que veio e segue sem agradar ao torcedor.

O contrato de Wesley Gasolina com o Cruzeiro vai até 2024. O time celeste pagou cerca de R$ 2 milhões à Juventus por 50% dos direitos do lateral.

* Por Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.