Coimbra bate o Cruzeiro no jogo de ida da final do Mineiro sub-20

Coimbra e Cruzeiro se enfrentaram pela final do Campeonato Mineiro sub-20 e o time de Contagem, mandante, saiu com a vitória

O Cruzeiro foi derrotado pelo Coimbra, por 2 a 1, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro sub-20. Os gols da partida foram anotados por Mateusinho e Jeffão, para o tiem de Contagem, enquanto o artilheiro Fernando fez o gol celeste. O confronto foi marcado por erros da defesa cruzeirense.

Para chegar à final, o Cruzeiro bateu o rival Atlético-MG, com direito a roteiro emocionante, enquanto o Coimbra eliminou o América-MG.

Dono da casa, o Coimbra, do treinador Eduardo Abdo, começou a partida com: Gabriel Parra; Antônio Cabral, Piter, Gean e Jeffão; Mamute, Cristian, Dayvisson; Kaike, Mateusinho e Carlos Miguel.

O Cruzeiro, de Fernando Seabra, entrou em campo com Otávio; Carlos Gómez, Pedrão, Henrique Silva e Weverton; Ítalo Isaac, Henrique e Vitinho. João Pedro, Robert e Arthur. Destaque do time, o atacante Fernando começou o jogo no banco de reservas.

Cruzeiro ataque e Coimbra se fecha

O primeiro tempo de Cruzeiro e Coimbra foi bastante duro para o time celeste. Mesmo jogando em casa, o time de Contagem decidiu segurar a Raposa, superior tecnicamente, e se manteve fechado na defesa, o que dificultou muito a criação de jogadas dos jovens cruzeirenses.

Nas poucas vezes em que o Cruzeiro conseguia se aproximar da área do Coimbra, os zagueiros da equipe de Contagem não tinham pudor em chutar para longe. Com isso, as equipes foram para os vestiários com o placar em branco.

Se a primeira etapa foi truncada, o segundo tempo começou com o Cruzeiro em cima. O time celeste conseguiu criar duas grandes oportunidades logo nos primeiros minutos. Primeiro, o centroavante Arthur recebeu na área e, mesmo desequilibrado, girou batendo para fora. No lance seguinte, Robert, grande destaque do time, fez boa jogada pela ponta esquerda e mesmo de um ângulo ruim finalizou no travessão, naquela que foi a melhor chance do jogo até aquele momento.

Coimbra deslancha

Mesmo com o Cruzeiro melhor no jogo, quem abriu o placar foi o Coimbra. Aos 10 minutos da segunda etapa, após uma saída de jogo curta na defesa, Pedrão carregou a bola dentro da área mas não percebeu a marcação do ataque do time de Contagem, que roubou a bola com Carlos Miguel, fazendo-a chegar até o camisa 10 Mateusinho, que sem marcação, bateu na saída de Otávio para abrir o placar.

Sete minutos depois, aos 17, o Coimbra viria a ampliar o placar. Após cobrança de escanteio, a defesa do Cruzeiro afastou mal e a bola ficou pingando na área até sobrar para Jeffão subir e cabecear, no meio do gol. Otávio, que havia pulado para tentar defender um chute do time de Contagem que foi travado, ficou vendido no lance e não conseguiu evitar o 2 a 0.

Com a vantagem no placar, o Coimbra voltou a se fechar e dificultar a criação celeste. A equipe de Contagem marcava o Cruzeiro de trás de sua intermediária, fazendo uma barreira de difícil infiltração.

Cruzeiro marca no apagar das luzes

Quando a partida se encaminhava para seu final, aos 52 minutos da segunda etapa, o Cruzeiro marcou o gol que deixa a equipe vivíssima na decisão. Destaque celeste na temporada, Fernando, que havia entrado no segundo tempo, fez boa jogada, tabelou, recebeu, limpou a marcação na área e bateu cruzado para diminuir.

O gol de Fernando deixou o Cruzeiro vivíssimo na decisão. O time celeste joga a segunda partida em casa, no dia 15 de outubro e precisa vencer. Um gol de diferença leva a final para os pênaltis. Mais que isso dá o título aos Crias da Toca.

Próximos desafios do Cruzeiro sub-20

Cruzeiro e Coimbra farão o jogo de volta da final no dia 12 de outubro (quinta-feira), às 15h, na Toca da Raposa 2. Antes disso, o time celeste terá pela frente o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil sub-20. A partida será disputada na segunda-feira (9), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 17h30. No jogo de ida, disputado no domingo (1), vitória celeste, por 3 a 2, de virada. Por ter ganhado o primeiro jogo, a Raposa joga pelo empate.

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.