O Cruzeiro foi derrotado pelo Coimbra, por 2 a 1, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro sub-20. Os gols da partida foram anotados por Mateusinho e Jeffão, para o tiem de Contagem, enquanto o artilheiro Fernando fez o gol celeste. O confronto foi marcado por erros da defesa cruzeirense.
Para chegar à final, o Cruzeiro bateu o rival Atlético-MG, com direito a roteiro emocionante, enquanto o Coimbra eliminou o América-MG.
Dono da casa, o Coimbra, do treinador Eduardo Abdo, começou a partida com: Gabriel Parra; Antônio Cabral, Piter, Gean e Jeffão; Mamute, Cristian, Dayvisson; Kaike, Mateusinho e Carlos Miguel.
O Cruzeiro, de Fernando Seabra, entrou em campo com Otávio; Carlos Gómez, Pedrão, Henrique Silva e Weverton; Ítalo Isaac, Henrique e Vitinho. João Pedro, Robert e Arthur. Destaque do time, o atacante Fernando começou o jogo no banco de reservas.
Fim de jogo no Estádio Flávio Guimarães, no Campeonato Mineiro Sub-20!
Coimbra 2 x 1 Cruzeiro
⚽ Nosso gol foi marcado pelo Fernando.Vamos seguir firmes pro jogo de volta, #CriasDaToca! 👊 pic.twitter.com/ipVai5eaVe
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 4, 2023
Índice
Cruzeiro ataque e Coimbra se fecha
O primeiro tempo de Cruzeiro e Coimbra foi bastante duro para o time celeste. Mesmo jogando em casa, o time de Contagem decidiu segurar a Raposa, superior tecnicamente, e se manteve fechado na defesa, o que dificultou muito a criação de jogadas dos jovens cruzeirenses.
Nas poucas vezes em que o Cruzeiro conseguia se aproximar da área do Coimbra, os zagueiros da equipe de Contagem não tinham pudor em chutar para longe. Com isso, as equipes foram para os vestiários com o placar em branco.
Se a primeira etapa foi truncada, o segundo tempo começou com o Cruzeiro em cima. O time celeste conseguiu criar duas grandes oportunidades logo nos primeiros minutos. Primeiro, o centroavante Arthur recebeu na área e, mesmo desequilibrado, girou batendo para fora. No lance seguinte, Robert, grande destaque do time, fez boa jogada pela ponta esquerda e mesmo de um ângulo ruim finalizou no travessão, naquela que foi a melhor chance do jogo até aquele momento.
Coimbra deslancha
Mesmo com o Cruzeiro melhor no jogo, quem abriu o placar foi o Coimbra. Aos 10 minutos da segunda etapa, após uma saída de jogo curta na defesa, Pedrão carregou a bola dentro da área mas não percebeu a marcação do ataque do time de Contagem, que roubou a bola com Carlos Miguel, fazendo-a chegar até o camisa 10 Mateusinho, que sem marcação, bateu na saída de Otávio para abrir o placar.
Sete minutos depois, aos 17, o Coimbra viria a ampliar o placar. Após cobrança de escanteio, a defesa do Cruzeiro afastou mal e a bola ficou pingando na área até sobrar para Jeffão subir e cabecear, no meio do gol. Otávio, que havia pulado para tentar defender um chute do time de Contagem que foi travado, ficou vendido no lance e não conseguiu evitar o 2 a 0.
Com a vantagem no placar, o Coimbra voltou a se fechar e dificultar a criação celeste. A equipe de Contagem marcava o Cruzeiro de trás de sua intermediária, fazendo uma barreira de difícil infiltração.
Cruzeiro marca no apagar das luzes
Quando a partida se encaminhava para seu final, aos 52 minutos da segunda etapa, o Cruzeiro marcou o gol que deixa a equipe vivíssima na decisão. Destaque celeste na temporada, Fernando, que havia entrado no segundo tempo, fez boa jogada, tabelou, recebeu, limpou a marcação na área e bateu cruzado para diminuir.
Confira a jogada do gol do Cruzeiro na final do Mineiro Sub-20!
⚽ Fernando recebeu na frente, saiu da marcação e colocou no fundo da rede.Vamos com tudo pra partida de volta, Crias! pic.twitter.com/YGbxvIDGg2
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 4, 2023
O gol de Fernando deixou o Cruzeiro vivíssimo na decisão. O time celeste joga a segunda partida em casa, no dia 15 de outubro e precisa vencer. Um gol de diferença leva a final para os pênaltis. Mais que isso dá o título aos Crias da Toca.
Próximos desafios do Cruzeiro sub-20
Cruzeiro e Coimbra farão o jogo de volta da final no dia 12 de outubro (quinta-feira), às 15h, na Toca da Raposa 2. Antes disso, o time celeste terá pela frente o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil sub-20. A partida será disputada na segunda-feira (9), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 17h30. No jogo de ida, disputado no domingo (1), vitória celeste, por 3 a 2, de virada. Por ter ganhado o primeiro jogo, a Raposa joga pelo empate.