Cruzeiro supera Fluminense e está na final da Copa do Brasil sub-20

O Cruzeiro entrou em campo podendo jogar pelo empate, após ter vencido o Fluminense por 3 a 2, fora de casa, no jogo de ida

O Cruzeiro é finalista da Copa do Brasil sub-20! A equipe estrelada se classificou após empatar com o Fluminense, em 2 a 2, na noite desta segunda-feira (9), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O time celeste havia vencido o jogo de ida, fora de casa, por 3 a 2. Os gols da partida foram marcados por Henrique e Vitinho, para a Raposa, e por Arthur e Pedrão (contra), para o Tricolor das Laranjeiras.

O adversário da grande final será o Grêmio. Esta será a segunda decisão de Copa do Brasil sub-20 na história do Cruzeiro. Em 2019, a Raposa foi vice-campeã ao perder para o Palmeiras, nos pênaltis.

Mandante, o Cruzeiro entrou em campo, escalado por Fernando Seabra, com: Otávio; Weverton, Pedrão, Ruan Santos e Japa; Ítalo Isaac, Henrique e Vitinho; Fernando, Robert e Arthur.

Já o Fluminense foi escalado por Ricardo Resende, ex-treinador do Cruzeiro sub-20, com: Alvaro; Thiago, Justen, Kayky Almeida e Leo Jance; Erick, Dohmann e Arthur; João Neto, Isaac e Kauã Elias.

Primeiro tempo movimentado e de falhas defensivas do Cruzeiro

A partida começou com o Cruzeiro marcando em cima, empurrado por sua torcida, que fez muito barulho na Arena do Jacaré, e dificultando a saída do Fluminense. Apesar do início intenso da Raposa, foi o Fluminense quem abriu o placar.

O zagueiro Weverton, jogando improvisado na lateral-direita, dominou mal uma bola no campo de defesa e ao tentar se recuperar, cometeu pênalti. Arthur, craque do Fluminense, foi pra bola e marcou. Um a zero para o Tricolor das Laranjeiras aos 10 minutos do primeiro tempo.

Com a vantagem construída no jogo de ida perdida, o Cruzeiro passou a ter a necessidade de atacar e o empate não demorou a aparecer. Aos 19 minutos, Robert foi lançado do lado direito e bateu pra área. O goleiro Alvaro rebateu com o pé e a bola sobrou para Japa, que havia iniciado a jogada, ele escorou para Ítalo Isaac, que só ajeitou para Henrique chapar, de primeira, no canto do goleiro tricolor.

Após o empate, o Cruzeiro melhorou no jogo, mas o Flu não se deu por vencido e contou com um lance de sorte para marcar seu gol. Aos 29, Leo Jance fez jogada pela esquerda e cruzou. A bola desviou no zagueiro Pedrão e matou o goleiro Otávio, fazendo 2 a 1 para os cariocas.

O gol tricolor deu um gás para a equipe de Ricardo Resende, que passou a atacar o Cruzeiro, criando chance atrás de chance. Apesar das oportunidades, o ataque do Fluminense falhou na concretização e não conseguiu ampliar o placar na primeira etapa.

Vitinho decide semifinal

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo sem mudanças no time, mas com mais atitude. E o empate celeste não demorou a acontecer. Logo aos 4 minutos da segunda etapa, Weverton deu bonito passe de cavadinha para Ítalo Isaac, que cruzou na medida para Vitinho. O camisa 10 cabeceou de quase da marca do pênalti no cantinho de Álvaro, fazendo o 2 a 2 e devolvendo a vantagem celeste na semifinal.

Desta vez, parece ter sido o Fluminense a sentir o gol. Após sofrer o empate, o Tricolor Carioca passou a ter dificuldades de atacar e apenas assistia o Cruzeiro jogar. A defesa celeste também parecia mais concentrada que no primeiro tempo. O goleiro Otávio teve que trabalhar com maior dificuldade somente aos 25 minutos da etapa final.

Se classificando, o Cruzeiro passou a marcar no seu próprio campo, dificultando a criação tricolor e apostando na velocidade, quando os espaços surgiam. Foi dessa forma de Robert obrigou Alvaro a fazer grande defesa aos 35 minutos.

Aos 46 minutos, um susto. Kauã Elias, de cabeça, teve a chance de manter o Fluminense vivo, mas acabou mandando pra fora, com muito perigo. O goleiro Otávio já estava vendido no lance.

Apesar das tentativas tricolores, foi o Cruzeiro que esteve mais próximo de fazer o terceiro gol. Após contra-ataque de almanaque, Robert lançou Ruan Índio, que deixou João Pedro livre, na pequena área, para marcar, mas o camisa 17 perdeu de forma inacreditável. Mesmo com a pressão final, o placar marcava 2 a 2 quando o árbitro apitou, decretando a passagem do Cruzeiro para a final.

Próximos desafios do Cruzeiro sub-20

A final será no domingo (15), em jogo único, contra o Grêmio, que eliminou o Bahia na outra semifinal. O Cruzeiro sub-20 ainda tem a final do Campeonato Mineiro da categoria para disputar. Na ida, o time celeste perdeu para o Coimbra, fora de casa, por 2 a 1. A partida de volta acontecerá na próxima quinta-feira (12), às 15h, na Toca da Raposa 2. A CBF deve definir, nos próximos dias, o local onde será realizada a final.

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.