O Cruzeiro é finalista da Copa do Brasil sub-20! A equipe estrelada se classificou após empatar com o Fluminense, em 2 a 2, na noite desta segunda-feira (9), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O time celeste havia vencido o jogo de ida, fora de casa, por 3 a 2. Os gols da partida foram marcados por Henrique e Vitinho, para a Raposa, e por Arthur e Pedrão (contra), para o Tricolor das Laranjeiras.
O adversário da grande final será o Grêmio. Esta será a segunda decisão de Copa do Brasil sub-20 na história do Cruzeiro. Em 2019, a Raposa foi vice-campeã ao perder para o Palmeiras, nos pênaltis.
Mandante, o Cruzeiro entrou em campo, escalado por Fernando Seabra, com: Otávio; Weverton, Pedrão, Ruan Santos e Japa; Ítalo Isaac, Henrique e Vitinho; Fernando, Robert e Arthur.
Já o Fluminense foi escalado por Ricardo Resende, ex-treinador do Cruzeiro sub-20, com: Alvaro; Thiago, Justen, Kayky Almeida e Leo Jance; Erick, Dohmann e Arthur; João Neto, Isaac e Kauã Elias.
Índice
Primeiro tempo movimentado e de falhas defensivas do Cruzeiro
A partida começou com o Cruzeiro marcando em cima, empurrado por sua torcida, que fez muito barulho na Arena do Jacaré, e dificultando a saída do Fluminense. Apesar do início intenso da Raposa, foi o Fluminense quem abriu o placar.
O zagueiro Weverton, jogando improvisado na lateral-direita, dominou mal uma bola no campo de defesa e ao tentar se recuperar, cometeu pênalti. Arthur, craque do Fluminense, foi pra bola e marcou. Um a zero para o Tricolor das Laranjeiras aos 10 minutos do primeiro tempo.
Com a vantagem construída no jogo de ida perdida, o Cruzeiro passou a ter a necessidade de atacar e o empate não demorou a aparecer. Aos 19 minutos, Robert foi lançado do lado direito e bateu pra área. O goleiro Alvaro rebateu com o pé e a bola sobrou para Japa, que havia iniciado a jogada, ele escorou para Ítalo Isaac, que só ajeitou para Henrique chapar, de primeira, no canto do goleiro tricolor.
VÍDEO
O golaço do excelente Henrique Rodrigues abaixo. Ele bate muito bem na bola. Japa construiu a jogada saindo de trás.
🎥 SporTV https://t.co/JydAL0GKiW pic.twitter.com/hMc8gAAtPR
— Maic Costa (@omaiccosta) October 9, 2023
Após o empate, o Cruzeiro melhorou no jogo, mas o Flu não se deu por vencido e contou com um lance de sorte para marcar seu gol. Aos 29, Leo Jance fez jogada pela esquerda e cruzou. A bola desviou no zagueiro Pedrão e matou o goleiro Otávio, fazendo 2 a 1 para os cariocas.
O gol tricolor deu um gás para a equipe de Ricardo Resende, que passou a atacar o Cruzeiro, criando chance atrás de chance. Apesar das oportunidades, o ataque do Fluminense falhou na concretização e não conseguiu ampliar o placar na primeira etapa.
Vitinho decide semifinal
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo sem mudanças no time, mas com mais atitude. E o empate celeste não demorou a acontecer. Logo aos 4 minutos da segunda etapa, Weverton deu bonito passe de cavadinha para Ítalo Isaac, que cruzou na medida para Vitinho. O camisa 10 cabeceou de quase da marca do pênalti no cantinho de Álvaro, fazendo o 2 a 2 e devolvendo a vantagem celeste na semifinal.
VÍDEO
Olha o gol do Vitinho aí! 2 a 2 no placar, 5 a 4 para o Cruzeiro no agregado!
🎥SporTV https://t.co/wQ9whTy4pP pic.twitter.com/nL7OJbBlOf
— Maic Costa (@omaiccosta) October 9, 2023
Desta vez, parece ter sido o Fluminense a sentir o gol. Após sofrer o empate, o Tricolor Carioca passou a ter dificuldades de atacar e apenas assistia o Cruzeiro jogar. A defesa celeste também parecia mais concentrada que no primeiro tempo. O goleiro Otávio teve que trabalhar com maior dificuldade somente aos 25 minutos da etapa final.
Se classificando, o Cruzeiro passou a marcar no seu próprio campo, dificultando a criação tricolor e apostando na velocidade, quando os espaços surgiam. Foi dessa forma de Robert obrigou Alvaro a fazer grande defesa aos 35 minutos.
Aos 46 minutos, um susto. Kauã Elias, de cabeça, teve a chance de manter o Fluminense vivo, mas acabou mandando pra fora, com muito perigo. O goleiro Otávio já estava vendido no lance.
Apesar das tentativas tricolores, foi o Cruzeiro que esteve mais próximo de fazer o terceiro gol. Após contra-ataque de almanaque, Robert lançou Ruan Índio, que deixou João Pedro livre, na pequena área, para marcar, mas o camisa 17 perdeu de forma inacreditável. Mesmo com a pressão final, o placar marcava 2 a 2 quando o árbitro apitou, decretando a passagem do Cruzeiro para a final.
Próximos desafios do Cruzeiro sub-20
A final será no domingo (15), em jogo único, contra o Grêmio, que eliminou o Bahia na outra semifinal. O Cruzeiro sub-20 ainda tem a final do Campeonato Mineiro da categoria para disputar. Na ida, o time celeste perdeu para o Coimbra, fora de casa, por 2 a 1. A partida de volta acontecerá na próxima quinta-feira (12), às 15h, na Toca da Raposa 2. A CBF deve definir, nos próximos dias, o local onde será realizada a final.