O Cruzeiro conseguiu uma vitória épica sobre o rival Atlético-MG, por 3 a 1, na semifinal do Campeonato Mineiro sub-20, em partida disputada nesse domingo (24), e se classificou, nos pênaltis, para a final da competição, onde enfrentará o Coimbra. A grande decisão está prevista, inicialmente, para ocorrer no dia 30 de setembro, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem. O jogo de volta deverá acontecer na Toca da Raposa 2, no dia 7 de outubro. O time celeste decide em casa por ter tido melhor campanha na primeira fase.
Após perder o jogo de ida por 3 a 1, o Cruzeiro chegou no segundo jogo precisando vencer o maior rival por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por três ou mais para se classificar de forma direta à final.
Índice
Robert, Arthur e Fernando decidem para o Cruzeiro
Jogando em casa, na Toca da Raposa 2, e precisando do resultado, o Cruzeiro foi pra cima do Atlético-MG desde o primeiro minuto de jogo, acuando os rivais, que podiam perder até por um gol de diferença. Mas a vantagem atleticana começou a ser demolida logo cedo, quando o atacante Robert, de 18 anos — que já tem partidas pelo profissional da Raposa —, recebeu boa bola pela ponta esquerda, as 20 minutos do primeiro tempo, e encontrou o camisa 9 Arthur, que estufou a rede atleticana.
Na frente do placar, o Cruzeiro seguiu tentando atacar, enquanto o Atlético-MG tentava não perder a cabeça na partida. Ambas as equipes criaram oportunidades, mas não conseguiram marcar e o jogo foi empatado para o intervalo.
Voltando para o segundo tempo, o Cruzeiro não deixou o ritmo cair e ampliou logo no primeiro minuto. Robert, novamente, fez excelente jogada individual, e serviu o matador Fernando, que ganhou da zaga e ampliou. O placar mostrava 2 a 0 e a vantagem atleticana já havia acabado.
FERNANDO FAZ O SEGUNDO! ⚽
Robert puxa o contra-ataque e Fernando balança a rede na Toca 2. Vamos pra cima! #CRUxCAM |2-1| #MineiroSub20 pic.twitter.com/2xM2v19aWD— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 24, 2023
Mas a alegria celeste durou pouco. Três minutos depois, Alisson arriscou um chute de fora da área e o goleiro Otávio falhou feio, dando o 2 a 1 de graça para os rivais. Com isso, o Atlético-MG voltou a ter vantagem no confronto.
Os Crias da Toca, por sua vez, não se intimidaram e aos 14 minutos Arthur, novamente, aproveitou sobra de bola na área para igualar o placar do jogo anterior: 3 a 1.
O Cruzeiro ainda passou perto de evitar as penalidades máximas quando o zagueiro Ruan Santos aproveitou bate rebate na área e mandou para o gol. Mas o árbitro anulou aquele que seria o quarto gol celeste apontando toque de mão do camisa 4.
Otávio brilha nos pênaltis
Com o Cruzeiro devolvendo o 3 a 1 do jogo de ida, a classificação foi decidida nos pênaltis. Pelo time celeste, João Pedro, Pedrão, Fernando e Ruan Santos converteram. Do lado atleticano, Isaque e Renan perderam os primeiros, com o goleiro Otávio se redimindo do erro no tempo normal e pegando a segunda cobrança. Kayque acertou o dele, mas foi insuficiente para manter o Atlético-MG vivo.
Ruan Santos ainda viria a ser expulso, após comemorar seu pênalti decisivo imitando uma galinha, em alusão ao mascote do adversário. No fim do jogo, o jovem voltou a zoar os rivais em seus stories do Instagram, afirmando que era preciso respeitar o “único clube grande na cidade”. As provocações vieram em resposta àquelas feitas pelos atleticanos na primeira partida da semifinal.
Apesar do desfalque para o jogo de ida, Ruan Santos volta no segundo jogo da grande final. O zagueiro é um dos principais nomes da base celeste e já realizou treinamentos com o time profissional.
A expulsão do jogador, assim como a anulação do seu gol, que daria o 4 a 1 ao Cruzeiro, foram bastante questionadas pelos torcedores celestes. Principalmente por jogadores do Atlético-MG não terem sido punidos ao comemorarem gol com provocações no jogo de ida da disputa pela vaga na final estadual.
O GOL DA CLASSIFICAÇÃO! ⚽ 🪶
O Cruzeiro está na final do Campeonato Mineiro Sub-20! pic.twitter.com/xWr94aEg1k— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 24, 2023
Cruzeiro está nas semifinais da Copa do Brasil sub-20
Além da final do mineiro, o time sub-20 do Cruzeiro também disputará a semifinal da Copa do Brasil sub-20. O adversário será o Fluminense. A classificação aconteceu após vitória sobre o Sampaio Corrêa, do Maranhão, por 2 a 0, na tarde da última quinta-feira (21), na Arena Vera Cruz, em Betim (MG). Os gols da partida foram marcados por Arthur e Robert, que novamente foram destaques do time.
Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, no Maranhão, o Cruzeiro entrou em campo precisando de uma vitória para se classificar para às semifinais sem depender de uma disputa de pênaltis, o que aconteceria em caso de empate.