Cruzeiro heroico vira sobre Atlético-MG no sub-20 e vai à final do Mineiro

Após perder o jogo de ida da semifinal do mineiro sub-20 por 3 a 1, o Cruzeiro devolveu o placar e bateu o Atlético-MG nos pênaltis

O Cruzeiro conseguiu uma vitória épica sobre o rival Atlético-MG, por 3 a 1, na semifinal do Campeonato Mineiro sub-20, em partida disputada nesse domingo (24), e se classificou, nos pênaltis, para a final da competição, onde enfrentará o Coimbra. A grande decisão está prevista, inicialmente, para ocorrer no dia 30 de setembro, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem. O jogo de volta deverá acontecer na Toca da Raposa 2, no dia 7 de outubro. O time celeste decide em casa por ter tido melhor campanha na primeira fase.

Após perder o jogo de ida por 3 a 1, o Cruzeiro chegou no segundo jogo precisando vencer o maior rival por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por três ou mais para se classificar de forma direta à final.

Robert, Arthur e Fernando decidem para o Cruzeiro

Jogando em casa, na Toca da Raposa 2, e precisando do resultado, o Cruzeiro foi pra cima do Atlético-MG desde o primeiro minuto de jogo, acuando os rivais, que podiam perder até por um gol de diferença. Mas a vantagem atleticana começou a ser demolida logo cedo, quando o atacante Robert, de 18 anos — que já tem partidas pelo profissional da Raposa —, recebeu boa bola pela ponta esquerda, as 20 minutos do primeiro tempo, e encontrou o camisa 9 Arthur, que estufou a rede atleticana.

Na frente do placar, o Cruzeiro seguiu tentando atacar, enquanto o Atlético-MG tentava não perder a cabeça na partida. Ambas as equipes criaram oportunidades, mas não conseguiram marcar e o jogo foi empatado para o intervalo.

Voltando para o segundo tempo, o Cruzeiro não deixou o ritmo cair e ampliou logo no primeiro minuto. Robert, novamente, fez excelente jogada individual, e serviu o matador Fernando, que ganhou da zaga e ampliou. O placar mostrava 2 a 0 e a vantagem atleticana já havia acabado.

Mas a alegria celeste durou pouco. Três minutos depois, Alisson arriscou um chute de fora da área e o goleiro Otávio falhou feio, dando o 2 a 1 de graça para os rivais. Com isso, o Atlético-MG voltou a ter vantagem no confronto.

Os Crias da Toca, por sua vez, não se intimidaram e aos 14 minutos Arthur, novamente, aproveitou sobra de bola na área para igualar o placar do jogo anterior: 3 a 1.

O Cruzeiro ainda passou perto de evitar as penalidades máximas quando o zagueiro Ruan Santos aproveitou bate rebate na área e mandou para o gol. Mas o árbitro anulou aquele que seria o quarto gol celeste apontando toque de mão do camisa 4.

Otávio brilha nos pênaltis

Ruan Santos, zagueiro do Cruzeiro sub-20, comemora provocando Atlético-MG
Ruan Santos perde o primeiro jogo da final contra o Coimbra após provocar Atlético-MG depois de cobranças de pênalti – Foto: Tiago Trindade/Onefoto

Com o Cruzeiro devolvendo o 3 a 1 do jogo de ida, a classificação foi decidida nos pênaltis. Pelo time celeste, João Pedro, Pedrão, Fernando e Ruan Santos converteram. Do lado atleticano, Isaque e Renan perderam os primeiros, com o goleiro Otávio se redimindo do erro no tempo normal e pegando a segunda cobrança. Kayque acertou o dele, mas foi insuficiente para manter o Atlético-MG vivo.

Ruan Santos ainda viria a ser expulso, após comemorar seu pênalti decisivo imitando uma galinha, em alusão ao mascote do adversário. No fim do jogo, o jovem voltou a zoar os rivais em seus stories do Instagram, afirmando que era preciso respeitar o “único clube grande na cidade”. As provocações vieram em resposta àquelas feitas pelos atleticanos na primeira partida da semifinal.

Apesar do desfalque para o jogo de ida, Ruan Santos volta no segundo jogo da grande final. O zagueiro é um dos principais nomes da base celeste e já realizou treinamentos com o time profissional.

A expulsão do jogador, assim como a anulação do seu gol, que daria o 4 a 1 ao Cruzeiro, foram bastante questionadas pelos torcedores celestes. Principalmente por jogadores do Atlético-MG não terem sido punidos ao comemorarem gol com provocações no jogo de ida da disputa pela vaga na final estadual.

Cruzeiro está nas semifinais da Copa do Brasil sub-20

Além da final do mineiro, o time sub-20 do Cruzeiro também disputará a semifinal da Copa do Brasil sub-20. O adversário será o Fluminense. A classificação aconteceu após vitória sobre o Sampaio Corrêa, do Maranhão, por 2 a 0, na tarde da última quinta-feira (21), na Arena Vera Cruz, em Betim (MG). Os gols da partida foram marcados por Arthur e Robert, que novamente foram destaques do time.

Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, no Maranhão, o Cruzeiro entrou em campo precisando de uma vitória para se classificar para às semifinais sem depender de uma disputa de pênaltis, o que aconteceria em caso de empate.

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.