A Seleção Brasileira Feminina estreia na Copa do Mundo de 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia, no dia 24 de julho contra o Panamá. Treinado pela técnica sueca Pia Sundhage, o Brasil divide o grupo F com França e Jamaica, além das panamenhas.
A equipe brasileira já tem suas 23 convocadas definidas e busca superar a melhor campanha da história do país, em 2007, quando terminou como vice-campeã para Alemanha, que venceu por 2 x 0 a decisão.
Em clima de Copa, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escalou a Seleção Brasileira Feminina de todos os tempos com 11 jogadoras históricas do Brasil, confira a lista.
A chegada da #SeleçãoFeminina em Brisbane foi assim! Obrigada pela recepção! 🫶🇧🇷
📸 Thais Magalhães/CBF pic.twitter.com/V5PDffNl3N
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 4, 2023
Marta, Formiga, Cristiane e craques dos anos 90 e 2000; veja a escalação de todos os tempos da Seleção Brasileira Feminina
A Rainha Marta, autora de 17 gols em Copas do Mundo – maior artilheira considerando masculino e feminino -, é presença certa na lista. Assim como a meio-campista Formiga, recordista em jogos no Mundial com 27 partidas ao lado, na escalação, da também meia Daniela Alves, medalhista olímpica e titular na melhor campanha da Seleção Brasileira Feminina em Copas.
Além de Marta, Cristiane é outra atleta em atividade que faz parte da lista. A atacante, porém, não estará na Copa do Mundo de 2023 por opção da sueca Pia Sundhage. Erika, do Corinthians, também em atividade, faz parte da Seleção de todos os tempos do COB, mas está fora do Mundial por uma lesão.
Junto de Erika, na linha defensiva tem Tania Maranhão como dupla de zaga e Fabiana Simões (direita) e Rosana (esquerda) como laterais. Andréia Suntaque é a goleira. Mais adiante na escalação, está Sissi, craque dos anos 90 e artilheira da Copa de 1999, além de Pretinha, como atacante.
Veja a escalação completa eleita pelo COB
Andréia Suntaque; Fabiana Simões, Erika, Tania Maranhão e Rosana Augusto; Formiga, Daniela Alves, Marta e Sissi; Cristiane e Pretinha.