A Copa do Mundo Feminina 2023 irá acontecer entre os meses de julho e agosto, tendo início no dia 23 de julho e será realizada em dois países, Austrália e Nova Zelândia. Dessa forma, confira a análise das adversárias da Seleção Brasileira, que irá estrear na competição no dia 24 de julho. A Seleção Canarinha terá em seu grupo, as adversárias França, Jamaica e Panamá.
França
A Seleção Francesa vem como uma das favoritas para a competição. Sede da última edição da competição e com um forte elenco, a seleção demitiu a treinadora Corinne Diacre, devido a desentendimentos com algumas atletas. O escolhido para substituir Corinne Diacre, Hervé Renard, foi o escolhido como comandante da França.
Esta será a 4ª participação da França na Copa do Mundo Feminina, onde o melhor resultado da equipe até então, foi o 4º lugar, na edição de 2011, onde foi eliminada pela Alemanha, sendo derrotada por 4 x 2.
Nesta terça-feira, o treinador Hervé Renard anunciou a lista das convocadas para a disputa do mundial. Dentre os nomes, está o de Wendie Renard, uma das principais atletas do futebol feminino e que conta com 142 partidas disputadas com a camisa da seleção. A atleta tinha anunciado sua saida da seleção, no início do ano, mas após a mudança no comando técnico, anunciou seu retorno à seleção. Confira a lista da convocadas:
Goleiras: Pauline Peyraud-Magnin (Juventus), Constance Picaud (PSG), Solene Durand (Guingamp);
Defensoras: Selma Bacha (Lyon), Estelle Cascarino (PSG), Elisa De Almeida (PSG), Sakina Karchaoui (PSG), Eve Périsset (Chelsea), Wendie Renard (Lyon), Maëlle Lakrar (Montpellier);
Meio-campistas: Kenza Dali (Aston Villa), Laurina Fazer (PSG), Grace Geyoro (PSG), Amandine Henry (Angel City/EUA), Léa Le Garrec (Fleury/FRA), Amel Majri (Lyon), Sandie Toletti (Real Madrid);
Atacantes: Vivane Asseyi (West Ham), Kadidiatou Diani, Eugénie Le Sommer (Lyon), Clara Mateo (Paris FC), Naomie Feller (Real Madrid), Vicki Becho.
A França estreia na competição contra a seleção da Jamaica, no dia 23 de julho.
Jamaica
Estando em sua 2ª participação na Copa do Mundo Feminina, a seleção da Jamaica vem como um grande exemplo de superação. O esquadrão foi dissolvido em 2010, após a não convocação para a Copa do Mundo Feminina de 2003 e os Jogos Olímpicos de 2008 e até o momento, figurava a 128ª posição no ranking da FIFA e estando inativa, a equipe depois de um tempo, não figurava mais no ranking.
Mas em 2014, a equipe recebeu financiamentos e conseguiu voltar das cinzas e terminaram em 3º lugar, no torneio feminino da Concacaf naquele ano, não conseguindo a classificação para o Mundial de 2015, mas que significou o começo de uma ascensão. A seleção Jamaicana ainda não anunciou a lista de convocadas para o Mundial.
A Jamaica estreia na competição contra a seleção da França, no dia 23 de julho.
Panamá
Finalizando as adversárias do Brasil, temos o Panamá. A seleção foi a última a garantir classificação e irá fazer sua estreia no Mundial. A classificação do Panamá veio com a vitória na repescagem intercontinental, após derrotar o Paraguai, pelo placar de 1 x 0, onde a autora do gol que garantiu a classificação panamenha, foi Lineth Cedeño.
O Panamá nunca jogou a Copa do Mundo ou disputou Olimpíadas pela modalidade feminina. O melhor desempenho no Campeonato da Concacaf foi o 4º quarto lugar em 2018.
No entanto, uma derrota nos pênaltis para a Jamaica na disputa pela medalha de bronze custou para as meninas, uma vaga direta na Copa do Mundo de 2019, com as panamenhos forçadas a enfrentar a Argentina, sem sucesso. Antes de enfrentar o Paraguai, venceu amistosos contra Chile, Venezuela e Equador. Confira a lista das convocadas da seleção do Panamá.
Goleiras: Sasha Fábrega (Independiente La Chorrera), Yenith Bailey (Tauro) e Farissa Córdoba (Ñañas).
Defensoras: Hilary Jaén (Jones County Bobcats), Wendy Natis (América de Cali), Katherine Castillo (Tauro), Yomira Pinzón (Saprissa), Rosario Vargas (Rayo Vallecano B), Rebeca Espinosa (Sporting San Miguelito), Nicole de Obaldía (Herediano) e CArina Baltrip-Reyes (Marítimo).
Meio-campistas: Deysiré Salazar (Tauro), Emily Cedeño (Tauro), Schiandra González (Tauro), Marta Cox (Pachuca), Natalia Mills (Alajuelense), Carmen Montenegro (Sporting San Miguelito), Laurie Batista (Tauro), Erika Hernández (Plaza Amador) e Aldrith Quintero (Alhama).
Atacantes: Karla Riley (Sporting San José), Riley Tanner (Washington Spirit) e Lineth Cedeño (Sporting San Miguelito).
O Panamá estreia na competição contra a seleção do Brasil, no dia 24 de julho.