Na noite da última sexta-feira (30), o Botafogo oficializou a saída do treinador português Luís Castro, que deixou o futebol brasileiro rumo ao Al Nassr, da Arábia Saudita, onde irá comandar Cristiano Ronaldo, que participou ativamente na chegada do luso para treinar a equipe árabe.
Com isso, a missão de comandar o líder do Campeonato Brasileiro da Série A será do treinador interino Cláudio Caçapa, ex-zagueiro brasileiro e auxiliar técnico do Lyon, da França. Vale lembrar que o time francês também faz parte das ações de John Textor.
Cláudio Caçapa será o técnico interino do Botafogo até a chegada do novo treinador
O Botafogo informa que Cláudio Caçapa, que exerce a função de auxiliar-técnico no Olympique Lyonnais (Lyon) desde 2015, será o técnico interino do Botafogo até a chegada do novo treinador. O… pic.twitter.com/gRfrzsfm1j
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 1, 2023
Índice
Conheça Cláudio Caçapa, novo treinador interino do Botafogo
A carreira como jogador
Revelado pelo Atlético-MG, o ex-zagueiro Cláudio Caçapa defendeu as cores do Lyon entre 2000 e 2007, sendo companheiro de alguns nomes como Juninho Pernambucano e Fred. Depois da sua passagem vitoriosa no futebol francês, o jogador defendeu o Newcastle, da Premier League, por duas temporadas. Natural de Lavas, em Minas Gerais, o jogador de futebol também foi pastor evangélico antes da sua ida em definitivo para a França. Além disso, vestiu também a camisa do Cruzeiro e Avaí.
O comandante técnico
Já à beira dos gramados, Cláudio Caçapa começou sua trajetória no Lyon, como auxiliar técnico, desde 2015. Desde então, o profissional estava trabalhando no clube francês. Durante a sua passagem no clube, realizou as licenças B, A e Pró na UEFA. Contudo, o anúncio oficial do Botafogo ressalta que a chegada do ex-zagueiro é provisória. Assim, o clube da Estrela Solitária está procurando um novo definitivo para assumir o comando técnico do atual líder do Brasileirão, com 30 pontos ganhos.
No clube francês, Cláudio Caçapa trabalhou com dois atletas do atual elenco botafoguense: Rafael e Marçal, que também é capitão do Glorioso. Assim, um relato sobre a experiência dos dois jogadores com o novo treinador interino foi divulgada pelo clube carioca por meio das suas redes sociais.
“O Caçapa foi um grande jogador, por onde passou ganhou muitos títulos e se tornou um auxiliar de grande qualidade. Tive o prazer de trabalhar com ele por três anos, é um estudioso, tem um perfil agregador e conseguiu trazer muito da mentalidade vencedora que conquistou na carreira como atleta para o trabalho de auxiliar. Sempre valorizo bons profissionais que tive o prazer de trabalhar junto e o Cláudio certamente é um deles. Vai nos ajudar”, disse Marçal.
“Tive a oportunidade de trabalhar com o Cláudio na França. É um profissional com passagem pela seleção de base e desenvolve um trabalho de longo prazo no Lyon. Esteve na semifinal da Europa League como auxiliar e nos ajudou bastante. É um cara íntegro, com perfil vencedor e que certamente é um nome consistente para agregar ao Botafogo”, pontuou Rafael.