Uma das competições de pontos corridos mais disputadas no universo do futebol mundial, a história do Campeonato Brasileiro Série A é repleta de muitas histórias, grandes campanhas e jogadores icônicos. Popularmente chamado de Brasileirão, o torneio conta com quatro divisões, que envolvem mais de 120 clubes entre elas.
Atualmente organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Campeonato Brasileiro já foi disputado em diversos formatos e conta com 66 edições realizadas até 2023.
Índice
- 1 Veja um resumo sobre a história do Campeonato Brasileiro Série A
- 2 Fórmula de disputa do Brasileirão Série A: quem vai para a Libertadores, Sul-Americana e Série B?
- 3 Os maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro Série A
- 4 Maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro Série A
- 5 Maiores goleadas da história do Campeonato Brasileiro Série A
Veja um resumo sobre a história do Campeonato Brasileiro Série A
A história do Campeonato Brasileiro começa a ser contada a partir da Taça Brasil, que foi reconhecida em 2010, como a 1ª edição do Brasileirão. O formato de disputa se deu entre 1959 e 1968, o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. O vencedor da Taça Brasil se classificava para Copa dos Campeões da América, que é a atual Libertadores. O primeiro vencedor foi o Bahia, em 1960, ao vencer o Santos.
Já entre 1967 e 1970, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também conhecido como Robertão ou Taça de Prata, foi o formato de disputado do Campeonato Brasileiro. A disputa surgiu do Torneio Rio-São Paulo, implementando os times de outros estados do Brasil. O nome da competição é uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1934.
Entre 1971 e 1974, o Campeonato Nacional de Clubes tinha o mesmo formato de disputa, mas teve o número de equipes amplicado de 17 para 20. Além disso, também foi criada a 2º divisão do futebol brasileiro. As mudanças tem relação com a influência na ditadura militar no Brasil. Em função de movimento políticios, o almirante Heleno acabou elevando os participantes para 90 equipes e o nome passou a ser Copa Brasil. No ano seguinte, a Conderação Brasileira de Desportos para a ser CBF, atual Confederação Brasileira de Futebol, e o nome foi mudado para Taça de Ouro, com duas divisões.
No final da década de 80, o Brasil sofreu com uma crise econômica e a CBF sugeriu voltar com a Taça Brasil, regionalizando os jogos. Contudo, os 13 clubes brasileiros mais fortes financeiramente se juntaram e fundaram o Clube dos 13, criando a Copa União, que foi o Módulo Verde da Copa Brasil, que também tinha o Módulo Amarelo, até 1988. Nessa temporada, a divisão entre as entidades acabou e a Copa Brasil foi disputada com 24 equipes. Vale destacatar qeu a competição teve também um sistema de acesso e rebaixamento, para atender as exigências da FIFA, pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro Série A.
Em 1989, a CBF criou também a Copa do Brasil e para evitar confusões, adotou o nome de Campeonato Brasileiro. Nesse formato, a partir de 1999, o rebaixamento acontecia para as quatro equipes que tivessem a menor média de pontos conquistados nos campeonatos entre 1998 e 1999. Especialmente em 2000, quando a CBF foi processada pelo Gama, que foi rebaixado, o Clube dos 13 organizou a Copa João Havelange, que foi a maior edição do Brasileirão até então, com 116 equipes, em quatro módulos. O Vasco da Gama foi campeão.
A partir de 2003, a história do Campeonato Brasileiro Série A mudou. Isso porque o torneio adotou o formato de pontos corridos, realizado até hoje. Nesse modo de disputa, todos jogam contra todos em turno e returno. O Cruzeiro foi o primeiro campeão desse formato, entre as 24 equipes participantes da Série A. Já a partir de 2006, o formato do Campeonato Brasileiro começou a conta com um número de participantes de 20 clubes, sendo que os quatro melhores times se classificam para a Copa Libertadores da América e os quatro piores são rebaixados para a Série B.
Fórmula de disputa do Brasileirão Série A: quem vai para a Libertadores, Sul-Americana e Série B?
O Campeonato Brasileiro tem sua disputa na modalidade de pontos corridos, desde 2003, assim como acontece em boa parte das ligas nacionais ao redor do mundo. A elite do futebol nacional conta com 20 participantes, que se enfrentam em turno e returno. Com isso, totalizando 38 rodadas. Uma vitória gera três pontos na tabela de classificação. Já um empate vale um ponto para cada clube. Por sua vez, a derrota não acrescenta pontuação.
Portanto, após disputadas as 38 rodadas, o campeão e os outros três melhores clubes do campeonato garantem vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Já os 5° e 6° colocados disputam a 2ª Fase da competição continental, também conhecida como Pré-Libertadores. Por outro lado, os clubes que ficarem entre a 7ª e 12ª colocação estarão classificados para a fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2024. Por fim, os times que terminarem entre a 17ª e a 20ª posição serão rebaixados para a Série B 2024.
Vale ressaltar que, caso o campeão da Copa do Brasil de 2023 fique no G4, outra vaga abre para a Fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Além disso, se o campeão da Libertadores 2023 for brasileiro e, simultaneamente, terminar a competição nas posições de classificação para a competição continental, o Brasil tem outra vaga para a temporada seguinte. Vale destacar também que o campeão brasileiro se classifica para a Supercopa do Brasil de 2024, e defrontará o campeão da Copa do Brasil de 2023 no ano seguinte.
Em 2022, foram oito vagas brasileiras para a disputa de “La Glória Eterna“. Foram os classificados diretos: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo (Campeão da Libertadores e Copa do Brasil 2022) e Athletico Paranaense. Já Atlético-MG e Fortaleza garantiram participação na 2ª fase. Assim, os clubes que ficaram entre a 9ª e 11ª posições (São Paulo, América-MG e Botafogo) garantiriam vaga para a Sula.
Os maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro Série A
Com a unificação do Campeonato Brasileiro, que aconteceu em 2010, o Palmeiras é considerado o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro da Série A, com 10 títulos. Em segundo lugar, está o Santos, com oito títulos, e, em terceiro, o Flamengo e o Corinthians, com sete conquistas cada. Confira abaixo a lista de todos os times que foram campeões na história do Brasileirão.
Confira os maiores campões da história do Campeonato Brasileiro Série A
- Palmeiras – 10 títulos
- Santos – 8 títulos
- Flamengo – 7 títulos
- Corinthians – 7 títulos
- São Paulo – 6 títulos
- Cruzeiro – 4 títulos
- Fluminense – 4 títulos
- Vasco – 4 títulos
- Internacional – 3 títulos
- Bahia – 2 títulos
- Botafogo – 2 títulos
- Grêmio – 2 títulos
- Atlético-MG – 2 títulos
- Atlético-PR – 1 título
- Coritiba – 1 título
- Guarani – 1 título
- Sport – 1 título
Maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro Série A
O melhor marcador da história do Campeonato Brasileiro Série A é o atacante Roberto Dinamite. O ídolo do Vasco da Gama marcou 190 gols em 328 jogos disputados no torneio. Contando somente a era dos pontos corridos, desde 2003, Fred, do Fluminense, foi o jogador que mais balançou as redes no Brasileirão: em 157 oportunidades.
Ademais, separando os artilheiros por posição, Zico é o meio-campista que mais marcou gols (135), enquanto Antônio Carlos foi o zagueiro (28) e Rogério Ceni foi o goleiro mais artilheiro da história do Campeonato Brasileiro Série A.
Confira o top10 artilheiros da história do Campeonato Brasileiro Série A
- Roberto Dinamite – 190 gols em 328 jogos
- Fred – 157 gols em 339 jogos
- Romário – 154 gols em 251 jogos
- Edmundo – 153 gols em 316 jogos
- Zico – 135 gols em 249 jogos
- Diego Souza – 132 em 4721 jogos
- Túlio Maravilha – 129 gols em 241 jogos
- Serginho Chulapa – 127 gols em 184 jogos
- Dadá Maravilha – 127 gols em 278 jogos
- Washington – 126 gols em 201 jogos
Maiores goleadas da história do Campeonato Brasileiro Série A
De uma forma geral, a maior diferença de placar entre duas equipes na história do Campeonato Brasileiro Série A aconteceu em 1983. O jogo entre Corinthians e Tiradentes-PI terminou com um placar de 10 x 1, a favor do Timão.
Por outro lado, no ano seguinte, o Vasco da Gama aplicou 9 x 0 no Tuna Luso, do Pará. Já na era dos pontos corridos, a goleada mais recente é a vitória do Grêmio contra o Figueirense, por 7 x 1, fora de casa, em 2008.
Confira o top5 goleadas da história do Campeonato Brasileiro Série A
- Corinthians 10 x 1 Tiradentes-PI, em 1983
- Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso-PA, em 1984
- Fluminense 8 x 0 Fonseca, em 1960
- Grêmio 8 x 0 Perdigão-SC, em 1967
- Flamengo 8 x 0 Fortaleza, em 1981