A temporada de 2023 do Red Bull Bragantino, sob o comando do português Pedro Caixinha, começou de forma preocupante. A equipe de Bragança Paulista não empolgou no Campeonato Paulista, caindo nas semifinais para o Água Santa, e pela Copa do Brasil teve uma eliminação precoce ainda na 2ª fase para o Ypiranga-RS.
Entretanto, desde o fim do estadual, o Braga somou apenas duas derrotas nas 19 partidas seguintes, garantindo a liderança do grupo C da Copa Sul-Americana e alcançando a 5ª colocação do Campeonato Brasileiro ao vencer o Corinthians no último domingo (2), em plena Neo Química Arena.
A partida contra o adversário de Itaquera representou a 35ª com Pedro Caixinha à beira do gramado comandando o time da Red Bull. Comparado ao último técnico da equipe, Maurício Barbieri, o português iniciou muito bem.
Eu avisei…
Eu avisei que o Mister tinha um plano 🧠📝
📸: Ari Ferreira#RedBullBragantino #ForçaInterior pic.twitter.com/HAoJxKLK4w
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) July 2, 2023
Caixinha tem mais vitórias, melhor aproveitamento e mais gols que Barbieri nos primeiros 35 jogos pelo Bragantino
Barbieri assumiu o Bragantino em setembro de 2020 em meio ao Brasileirão daquele ano, com desafios maiores que o técnico português e com menos tempo para treinar, visto que pegou o cargo sem pré-temporada.
O jovem técnico brasileiro classificou a equipe de Bragança pela primeira na história à Copa Libertadores e chegou na final da Copa Sul-Americana, mas teve um começo difícil.
A pedido do Futebol na Veia, o aplicativo especializado em estatísticas, SofaScore, revelou que Barbieri teve em seus 35 jogos iniciais 13 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 49%, com 46 gols marcados e 33 sofridos.
Caixinha tem aproveitamento 9% superior (58%), venceu mais (17) e marcou mais gols (65). Barbieri teve a defesa levemente superior, com três gols a menos sofridos, mas perdeu e empatou duas vezes a mais que o português.
O técnico brasileiro saiu do clube do interior paulista em novembro do ano passado, com aproveitamento de 48,6% de aproveitamento em 151 jogos, com 58 vitórias, 45 empates e 51 derrotas.