O dirigente Alexandre Mattos ficou no Palmeiras entre 2015 e 2019, período extremamente vencedor do clube em que conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A passagem também marcou a vinda de jogadores essenciais para o momento histórico do Verdão, casos de Dudu, Weverton, Gustavo Gómez, Raphael Veiga, dentre outros.
A demissão do então diretor de futebol veio no fim da temporada de 2019, junto com o técnico Mano Menezes. No total, foram 76 contratações feitas por Mattos, que trabalhou com os técnicos Marcelo Oliveira, Cuca (duas vezes), Eduardo Baptista, Roger Machado e Felipão, além de Mano.
Maurício Galiotte anuncia saídas de Alexandre Mattos e Mano Menezes.#AvantiPalestrahttps://t.co/Lp5SdNCvxW
— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 2, 2019
Em entrevista ao Podcast Denílson Show, no Youtube, Alexandre Mattos revelou quem foi a única contratação que não conseguiu trazer ao Palmeiras.
Volante preferiu São Paulo ao invés do Palmeiras, conta Alexandre Mattos
Hoje CEO do Athletico e com outras funções, Mattos era marcado por ser o homem dos grandes reforços e que normalmente conseguia as negociações. Questionado pelo jornalista Chico Garcia sobre algum jogador que não tenha conseguido trazer na carreira, afirmou que no Palmeiras foi apenas um.
“No Palmeiras, o Paulo Nobre (então presidente do Palmeiras) uma vez deu uma entrevista e disse ‘O Mattos, de todo o meu periudo aqui, só uma vez ele não conseguiu trzer um jogador'. Foi logo no inicio. Eu ainda estava fazendo minha transição do Cruzeiro (ao Palmeiras). Eu pedi para o Cícero (Souza, então gerente de futebol do clube) ir no negócio. Não deu certo. E ele (o jogador) foi para o São Paulo, que foi o Thiago Mendes. Eu queria muito no Palmeiras nquele momento e ele não foi”, revelou.
Com a recusa de Mendes, o dirigente buscou outro nome para o meio-campo. Assim, chegou a Arouca.
“E aí eu busquei o Arouca, que naquele momento foi muito bom para nos, jogador mega vitoroso, a gente precisava trazer esse lado (vencendor) para o Palmeiras“, completou.
Thiago Mendes defendeu o São Paulo entre 2015 e 2017 em 142 partidas com 11 gols marcados antes de atuar no Lille e, no seu clube atual, o Lyon, ambos da França. O atleta não venceu nenhum título pelo Tricolor.
Arouca ficou o mesmo período no Palmeiras, onde conquistou a Copa do Brasil de 2015 e Campeonato Brasileiro de 2016. Foram 59 partidas com a camisa alviverde. O atleta se aposentou no Figueirense, em 2020.