. Com isso, encaminha para um final de ano melancólico, sem conquistas. Dessa forma, o Palmeiras anunciou as demissões do técnico Mano Menezes e do diretor de futebol Alexandre Mattos de seus respectivos cargos. Ambos estavam pressionados devido a temporada do Palestra e também sobre problemas internos com o suposta desmotivação do elenco. Enfim, os dois não resistiram a pressão e estão fora do planejamento para 2020.
MANO MENEZES
Curiosamente, Mano Menezes foi contratado por Alexandre Mattos no Palmeiras justamente após derrota para o Flamengo, na 17ª rodada, no primeiro turno. Na ocasião, o treinador chegava para substituir Felipão no cargo. Entretanto, o nome do ex-comandante de Corinthians, Cruzeiro e da seleção brasileira nunca caiu nas graças do torcedor Alviverde. O começo até chegou a animar a torcida, tanto que o desempenho final do técnico no Verdão foi de 11 vitórias, quatro empates e cinco derrotas (60% de aproveitamento).
Entretanto, a equipe vivia um péssimo momento, onde o Palestra estava a cinco partidas sem vitória. Foram dois empates contra Corinthians e Bahia e três derrotas seguidas contra Grêmio, Fluminense e Flamengo, está última derradeira para a permanência de Mano Menezes. Agora, alguns nomes são especulados para substiuí-lo em 2020. Principalmente, o de Jorge Sampaoli, atualmente no Santos. Além do comandante do Peixe, Marcelo Gallardo, do River Plate e Carlos Queiroz, da seleção colombiana foram relacionados ao Palmeiras.
OFFICIAL:
Mano Menezes has been sacked by Palmeiras after losing 3-1 to Flamengo at home. pic.twitter.com/YQTM6H0Q9I
— Brasil Football 🇧🇷 (@BrasilEdition) December 1, 2019
ALEXANDRE MATTOS
O diretor de futebol chegou em 2015 no Verdão, trazido do Cruzeiro para comandar a grande reformulação e a volta da competitividade do Palmeiras no cenário nacional. Dessa forma, trouxe ao longo desses quatro anos, muitas contratações de nomes de peso para o elenco. Com isso, alguns deram muito certo e foram, ou ainda são peças fundamentais no plantel Alviverde. Jogadores como Dudu, Moisés, Bruno Henrique, Mina, Weverton, Keno, Gustavo Gómez e Willian são destaques positivos no Palestra dessas contratações.
Entretanto, algumas outras contratações de jogadores feitas pelo dirigente não deram certos e foram muito questionadas como a de Borja, Deyverson, Lucas Lima, Diogo Barbosa, Antônio Carlos, Carlos Eduardo, Hyoran, Henrique Dourado, entre outros. Além disso, o diretor de futebol recebeu duras críticas por não fazer o uso adequado da base do Palmeiras, uma das mais vitoriosas atualmente do Brasil. Enfim, a pressão sobre Alexandre Mattos se intensificou a partir da contratação de Mano Menezes, em setembro. Com isso, ambos foram demitidos juntos. Nomes como Paulo Autori, Paulo Pelaipe e Rodrigo Caetano são especulados para assumir o cargo.
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, anunciou a demissão do diretor de futebol Alexandre Mattos! pic.twitter.com/W29x7tJqER
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) December 1, 2019
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Sem um comandante, o Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (4), pela 37ª rodada do Brasileirão. Dessa forma, o Palestra recebe o Goiás, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, Às 21h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que o técnico da equipe sub-20, Wesley Carvalho, fique à beira do gramado no duelo em questão.
Foto destaque: Cesar Grecco/Agência Palmeiras