“Cadê o Vitor Roque?”: Diniz é criticado por ausência de atacante em convocação

Nomes de Matheus Cunha e Richarlison para o ataque foram os mais questionados da lista de Fernando Diniz

Fernando Diniz fez sua primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira. Na tarde desta sexta-feira (18), na sede da CBF (Rio de Janeiro), o treinador do Fluminense anunciou a lista dos 23 jogadores que defenderão a Canarinho nas rodadas iniciais das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo 2026.

Apesar de receber elogios pela presença de alguns nomes, o comandante da Amarelinha foi criticado pela ausência de um atleta em específico: Vitor Roque. O atacante do Athletico-PR, negociado com o Barcelona recentemente, faz excelente temporada pelo clube rubro-negro e era um dos jogadores mais pedidos pelos torcedores brasileiros na convocação de Diniz.

Após a divulgação da lista, uma enxurrada de críticas ao técnico pela não convocação de Vitor Roque tomou conta das redes sociais. A irritação dos torcedores aumentou quando o treinador anunciou os nomes de Matheus Cunha (Wolverhampton) e Richarlison (Tottenham) como opções para o ataque da Canarinho.

Vitor Roque é convocado para Seleção pré-olímpica

Pouco depois de Fernando Diniz anunciar seus escolhidos, Ramón Menezes, treinador da Seleção Brasileira pré-olímpica, fez a convocação para os dois amistosos que a Canarinho disputará contra Marrocos. Vitor Roque está presente na relação e defenderá a Amarelinha.

Perguntado sobre o atacante do Athletico-PR, Ramón Menezes disse que ficou sabendo da não convocação do jovem na seleção principal momentos antes do anúncio de Fernando Diniz. Quanto teve ciência disso, optou por colocá-lo entre os selecionados para a equipe pré-olímpica.

“Hoje recebi a notícia que eles (Diniz e comissão) não iriam utilizá-lo, e eu fiz a convocação. O Vitor Roque se trata de uma belíssimo jogador, que pode, futuramente, estar na lista da equipe principal, como já esteve”, disse Ramón.

Confira a lista completa (Seleção Brasileira pré-olímpica)

  • Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio)Matheus Cunha (Flamengo) e Mycael (Athletico);
  • Laterais: Arthur (Bayer Leverkusen), Vinicius Tobias (Real Madrid); Welington (São Paulo) e Abner (Bétis);
  • Zagueiros: Vitão (Internacional), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit) e Morato (Benfica);
  • Meio-campistas: Andrey (Chelsea), João Gomes (Wolverhampton), Marlon Gomes (Vasco), Maurício (Internacional) e Danilo (Nottingham Forest);
  • Atacantes: Lázaro (Almería), Vitor Roque (Athletico), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feyernoord), Paulinho (Atlético-MG) e Marcos Leonardo (Santos).

Números de Vitor Roque em 2023

Artilheiro e principal jogador do Athletico-PR, Vitor Roque faz a melhor temporada de sua carreira. Entre jogos pelo Rubro-Negro e compromissos da Seleção, o atacante de 18 anos de idade já entrou em campo 47 vezes em 2023. Até o momento, são 23 gols marcados e oito assistências concedidas.

Graças ao seu excelente desempenho dentro de campo, Vitor Roque despertou o interesse do Barcelona, que decidiu investir na contratação da joia. O total da negociação pode chegar a 74 milhões de euros, com o Athletico ainda mantendo 20% dos direitos econômicos do jovem. De imediato, os rubro-negros embolsam 40 milhões de euros (R$ 213,4 milhões) fixos.

Para alívio da torcida do Furacão, Vitor Roque seguirá no futebol brasileiro até o meio de 2024. O atacante se apresentará ao Barcelona apenas em junho do ano que vem.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.