Fernando Diniz fez sua primeira convocação na Seleção Brasileira e levou dois jogadores que conhece muito bem: André e Nino, que comanda no Fluminense desde 2022.
Questionado se o “treinador do Fluminense” ficaria chateado com os dois desfalques por conta da convocação, Diniz sorriu e afirmou que a situação lhe causa “alegria“. Ele acumula o cargo de técnico de clube e seleção.
— Para mim, é motivo de alegria poder convocar (os dois). O André é um grande jogador e já vinha sendo convocado pelo Ramon Menezes. O Nino também já tinha sido convocado mas sofreu uma lesão. É um jogador que está jogando em um nível excelente e foi convocado merecidamente — destacou Diniz.
Mais uma com a Amarelinha, Guerreiros! Parabéns por mais essa convocação! ❤️💚💛 pic.twitter.com/LOlNBoINO5
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 18, 2023
O volante e o zagueiro não foram convocados só por Fernando Diniz.
André está em sua terceira convocação para a Seleção principal, depois de participar também de listas para divisões de base como sub-17, sub-20 e Olímpica. Já Nino, campeão olímpico pelo Brasil em Tóquio-2020, foi chamado pela segunda vez. Na primeira, entretanto, sofreu uma lesão atuando pelo Fluminense e acabou sendo cortado.
Neste ano, o Campeonato Brasileiro para para as Datas Fifa, e, por isso, técnico e jogadores não desfalcarão o Fluminense na competição — nem na Libertadores — por conta das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção deve se apresentar entre os dias 4 e 5 de setembro e os jogadores voltam às suas respectivas equipes no dia 13 do mesmo mês.
O Tricolor joga no dia 3 de setembro contra o Fortaleza e depois apenas em 16 de setembro em clássico com o Vasco.
Estreia da Seleção nas Eliminatórias
A Seleção estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 em 8 de setembro, quando enfrenta a Bolívia no Mangueirão, em Belém. Depois, o Brasil viaja a Lima para enfrentar o Peru no dia 12 de setembro.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. As Eliminatórias Sul-Americanas classificarão seis seleções de forma direta. Há ainda uma sétima vaga de repescagem em jogo, com um total de 10 países na briga.
A primeira lista de convocados de Diniz:
- Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico)
Ederson (Manchester City) - Laterais:
Caio Henrique (Monaco)
Danilo (Juventus)
Renan Lodi (Olympique de Marseille)
Vanderson (Monaco) - Zagueiros:
Gabriel Magalhaes (Arsenal)
Ibañez (al-ahli)
Marquinhos (PSG)
Nino (Fluminense) - Meio-campistas:
André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (Newcastle)
Raphael Veiga (Palmeiras) - Atacantes:
Antony (Manchester United)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Neymar (Al-Hilal)
Richarlison (Tottenham)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinicius Jr (Real Madrid)