O Barcelona anunciou, na tarde desta quarta-feira (12), a contratação de Vitor Roque, que estava no Athletico-PR. O negócio entre os clubes tem um valor que pode chegar a 74 milhões de euros (cerca de R$ 396 milhões) entre números fixo, bônus e impostos.
O atacante da Seleção Brasileira sub-20 tem 18 anos, assinou um contrato com o Blaugranas até o final da temporada 2030/31, com uma cláusula de rescisão fixada em 500 milhões de euros (R$ 2,6 bilhões). O promissor atacante brasileiro foi fundamental na campanha que levou o Athletico-PR à decisão da Copa Libertadores da América na última temporada.
Com isso, a transferência de Vitor Roque para o Barcelona entra para a lista de maiores valores pagos por jogadores do futebol brasileiro. E o desempenho dele justifica tamanho investimento do Barça. Confira!
𝐓𝐢𝐠𝐫𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐢𝐬 𝐜𝐮𝐥𝐞𝐫 🐯❤️🔥 pic.twitter.com/UtUwuQG4XS
— FC Barcelona (@FCBarcelona) July 12, 2023
Índice
A comparação entre os números de Vitor Roque com as outras transferências mais caras do Brasil para Europa
O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento comparativo exclusivo entre os quatro jogadores mais caros que saíram do futebol brasileiro para a Europa: Neymar Jr, Vinícius Jr, Rodrygo e Vitor Roque.
A partir do número de partidas do novo atacante do Barcelona, que esteve em campo em 82 oportunidades como profissional, foi realizado um comparativo entre os desempenhos dos demais jogadores no mesmo período.
Definitivamente, os números de Vitor Roque justificam o investimento do clube catalão. Isso porque, nas primeiras 82 partidas da carreira, o atacante do Furacão supera Rodrygo e Vinícius Junior em números de gols, assistências e minutos necessários para participar de um gol.
Somente Neymar Jr supera o desempenho do camisa 9 da Seleção Brasileira sub-20, ainda que tenha jogado por mais minutos.
O desempenho de Vitor Roque com a camisa do Athletico-PR
Apontado como possível sucessor de Robert Lewandowski no Barcelona, o centroavante de apenas 18 anos é tido como um dos atacantes mais promissores da nova geração brasileira. Desde que chegou do Cruzeiro em Curitiba, na temporada passada, Vitor Roque vem rendendo bons frutos para o Furacão.
Até aqui, o atacante disputou 66 jogos como jogador profissional com a camisa do Rubro-Negro, sendo 22 como titular. Além disso, marcou 22 gols e concedeu sete assistências. Assim, a média do atacante brasileiro é de 136 minutos necessários para participar de um gol.
O desempenho dele rendeu algumas convocações para as categorias de base e também para um amistoso da Seleção Brasileira principal, contra Marrocos. Outros dados a destacar na passagem de Vitor Roque no Furacão são a pontaria no chute de 53%, além 4,1 chutes necessários para balançar as redes adversárias.