Tiquinho Soares 2023 ou Túlio Maravilha 1995? Compare os números dos atacantes em 10 rodadas de Brasileirão

“O dia já vem raianhando, meu bem. Tiquinho Soares é f…”. O canto da torcida do Botafogo pegou e o camisa nove do clube nunca esteve em fase tão boa. Líder do Campeonato Brasileiro, o Glorioso marcou 18 gols, 11 deles vieram dos pés do centroavante, com nove bolas nas redes e três assistências.

O jogador é considerado o melhor do Brasileirão nas 10 rodadas iniciais, segundo o aplicativo especializado em estatísticas SofaScore, com nota de 7.60 em nove partidas disputadas, sendo oito como titular. Vale destacar que Tiquinho cumpriu suspensão na 8ª rodada contra o América-MG.

Os oito gols em nove partidas chamam atenção e vale comparar com um ídolo histórico do Botafogo, Túlio Maravilha, artilheiro e campeão brasileiro em 1995.

Nas 10 rodadas inicias, Túlio Maravilha tem mais gols que Tiquinho Soares

Se as 10 primeiras rodadas do atual atacante do Fogão são ótimas, as de Túlio conseguem ser melhores. O Maravilha, um matador nato, iniciou o Brasileirão de 1995 com tudo e balançou as redes 10 vezes e esteve em campo em todos os jogos, média de um tento por partida. As vítimas foram Vitória, Paysandu (com direito a hat-trick), Guarani, Corinthians, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro. O atacante camisa sete passou em branco nos duelos com Bragantino, Palmeiras e Juventude.

A média de Tiquinho Soares fica em 0,88 gol, mas contando com as assistências, sobe para 1,2. Considerando os minutos em campo, o atacante do Botafogo precisa de apenas 67 minutos para participar de um tento.

Na campanha total, em um formato diferente de Campeonato Brasileiro, Túlio Maravilha marcou 23 gols em 25 jogos (ficou fora de duas partidas), mesma média atual de Tiquinho: 0,88. Nessa edição de 1995, o Botafogo balançou as redes 46 vezes. Ou seja, o então atacante foi responsável por exatamente 50% dos tentos botafoguense.

Caso Tiquinho Soares mantenha a média atual e jogue as 28 rodadas restantes, terminaria o Brasileirão com 32 gols.

Túlio já exaltou o atual centroavante do Botafogo em entrevista à Rádio Tupi em maio desse ano.

“Ele é um nove que os torcedores estavam esperando, um artilheiro, um jogador que faz muito bem o pivô, tem presença de área, porte físico, aguenta a marcação dos zagueiros. O Tiquinho está representando muito bem o ataque do Botafogo“, exaltou o ídolo.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.