O Botafogo vive grande momento sob o comando do técnico português Luís Castro. A equipe carioca venceu outra vez no último sábado (10), sendo a vítima da vez o Fortaleza, derrotado por 2 x 0 com dois gols de Tiquinho Soares, artilheiro do time no ano com 19 bolas nas redes em 28 partidas.
A partida com os cearenses representou a 21ª em sequência desde 2 de abril, quando o clube do Rio de Janeiro iniciou uma sequência sem semanas inteiras para treinar que durou 69 dias. Agora, finalmente Castro e seus comandados terão um período livre com a pausa para data Fifa até 22 de junho, quando enfrentam o Cuiabá, fora de casa.
Veja os números do Fogão nesse período sem semanas livres.
Botafogo teve 71% de aproveitamento, apesar de sequência pesada
Entre os 21 jogos em 69 dias (média de um jogo a cada 3,3 dias), o Botafogo de Luís Castro venceu 14 vezes, empatou três e perdeu apenas quatro, acumulando aproveitamento de pontos de 71%. Foram incríveis 41 gols marcados, quase dois a cada 90 minutos, e sofreu 17.
Esse desempenho levou ao time à liderança de duas competições. No Campeonato Brasileiro, o Glorioso está na ponta com 24 pontos, dois a mais que o Palmeiras, somados em oito triunfos e dois revezes. O clube tem o terceiro melhor ataque com 18 gols e a melhor defesa, vazada em só sete oportunidades.
O Fogão também é líder do grupo A da Copa Sul-Americana, competição que soma nove pontos, empatado com a LDU, do Equador, e jogará contra o Magallanes, do Chile, no Estádio Nilton Santos para confirmar a vaga nas oitavas de final no fim de junho.
🕸️👉🏾 LÍDER DE TUDO 👈🏾🕷️ pic.twitter.com/sOUKNwjR6V
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 11, 2023
Na Copa do Brasil, porém, o Botafogo caiu para o Athletico-PR em disputa nos pênaltis. Após a data FIFA, os cariocas devem voltar a ter semanas livres por conta da disputa da competição nacional.
Vale destacar que a sequência de jogos iniciou com a disputa da Taça Rio, competição que reúne do 5º ao 8º colocado do Campeonato Carioca. A equipe conquistou o título em cima do Audax–RJ.