Raio-X das 10 primeiras rodadas do Brasileirão 2023

O último domingo (12) marcou o fim da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, antes de uma esperada pausa de 10 dias aos times mais cansados por conta da data Fifa. Confira neste texto especial do Futebol na Veia todos os dados da Série A do Brasileirão: a tabela, quem mais venceu, qual time tem o melhor ataque, a pior defesa, dentre outros.

Veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro

O raio-x do líder

Mesmo com duas derrotas, o Botafogo é líder absoluto da competição com 24 pontos, somados em oito vitórias, dois a mais que o Palmeiras. São 18 gols marcados pelo time de Luís Castro, com oito sete. Tiquinho Soares é o destaque da equipe, autor de oito tentos.

Quem está invicto no Brasileirão?

O Palmeiras treinado pelo português Abel Ferreira é o único invicto na elite do futebol brasileiro. Nas 10 rodadas, são seis vitórias e quatro empates. Os únicos tropeços aconteceram contra o Vasco (2 x 2), Bragantino (1 x 1), Santos (0 x 0) e Atlético-MG (1 x 1). Os paulistas voltam aos gramados em 21 de junho, fora de casa, contra o Bahia.

Quais times mais venceram, empataram e perderam?

O líder Botafogo é quem mais trinfou no Brasileirão com oito resultados positivos, dois a mais que Palmeiras e Flamengo, segundo e terceiro colocado, respectivamente.

Os reis das igualdades no placar são o Fortaleza e Red Bull Bragantino, equipes com campanhas idênticas com três vitórias e dois revezes.

Já o posto de clube com mais derrotas é dividido entre os quatro últimos da competição: Coritiba (20º), Vasco (19º), América-MG (18º) e Goiás (17º), todos com seis.

Os melhores ataques e defesas

Por alguns considerados um time defensivo, o Palmeiras de Abel, atual campeão, tem o melhor ataque com 22 gols marcados, um a mais que o Flamengo – a equipe carioca é a única que marcou em todos os jogos da competição. O Botafogo fecha o pódio com 18.

Vale destacar que o título do Verdão em 2022 também veio com o melhor ataque do torneio (66), em que também foi a melhor defesa. Em 2023, o clube paulista tem o seu setor defensivo em segundo, com oito gols sofridos, mesmo número de Atlético-MG, Santos e Fortaleza. Quem lidera é a estatística é o Botafogo, que teve o gol de Lucas Perri vazado apenas sete vezes.

Os piores ataques e defesas

O lanterna Coritiba tem o ataque menos efetivo do Brasileirão com apenas oito gols marcados, atrás de Santos, Corinthians, Goiás e Cuiabá, todos com nove.

O clube paranaense também ocupa as primeiras posições nas piores defesas, sendo 20 vezes vazada. O América-MG está à frente, sofreu 22 gols. Vasco (19) e Goiás (18) fecham os sistemas defensivos mais falhos, todos times da zona de rebaixamento.

O artilheiro

Tiquinho Soares precisa de apenas 92 minutos para marcar gols nessa edição do Brasileirão, segundo o SofaScore. Foram oito bolas nas redes em nove jogos (oito como titular), sendo poupado apenas na partida com o América-MG. Hulk e Róger Guedes dividem a segunda colocação com cinco gols cada e sete jogadores estão em terceiro com quatro tentos.

Os líderes em assistências

Nenhum “garçom” ainda se destacou no Brasileirão 2023. No total, 13 atletas deram três assistências e ocupam a primeira colocação, dentre atacantes, meias e laterais. São eles Tiquinho Soares, Gerson, Dudu, Ganso, Bruno Pacheco, Filipe Machado, Everton Cebolinha, Eduardo, Lucas Evangelista, Thaciano, Pavón, Piquerez e Alex Teixeira.

Melhores mandantes e visitantes

O Estádio Nilton Santos é o único onde o seu mandante, o Botafogo, tem 100% de aproveitamento com seis vitórias. O Allianz Parque do Palmeiras viu quatro vitórias do Verdão, mas contou com um empate. No Maracanã, o Fluminense está invicto com três triunfos e um empate.

Grêmio, Corinthians, Fortaleza e Santos também estão invictos em seus domínios, mas os empates despencam o aproveitamento dos times.

Fora de casa, o Atlético-MG é o melhor, vencedor em três dos cinco jogos longe de Belo Horizonte, além de um empate e uma derrota. O Palmeiras, invicto, triunfou em dois e empatou em mais três oportunidades. Incrivelmente o Cuiabá fecha o pódio, pois venceu três dos seis fora de seus domínios, empatou uma e perdeu duas.

Piores mandantes e visitantes

O Vasco soma apenas 8% de aproveitamento no Estádio São Januário, com um empate e três vitórias. À frente dos cariocas está o Cuiabá, com 17%, e Coritiba, 20%, ambos também sem vitórias em casa.

De longe, o Corinthians faz a pior campanha fora de casa, com cinco derrotas em cinco jogos. Goiás e Coritiba somam o mesmo aproveitamento (6,7%) com um empate e quatro revezes.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.