Sem atuar no último fim de semana de Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltou a treinar nesta segunda-feira (4), iniciando a preparação para o próximo jogo da equipe pela competição, contra o internacional, no dia 13 de setembro. O técnico Dorival Júnior teve alguns desfalques por causa de convocações, mas também ficou sem um atleta por causa de uma lesão.
O meia-atacante Marcos Paulo sofreu uma lesão no treino da última sexta-feira (1º) e exames feitos durante o fim de semana confirmaram uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele terá que passar por uma cirurgia, mas a data ainda não foi determinada.
O meia-atacante Marcos Paulo teve constatada uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
A lesão ocorreu no treinamento da última sexta-feira e foi confirmada no final de semana.
O atleta será submetido a cirurgia em data ainda a ser definida. pic.twitter.com/Qc3i7EVKob
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 4, 2023
Emprestado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, até o fim de 2023, o meia de 22 anos fez 29 partidas pelo São Paulo e marcou apenas quatro gols. Recentemente, ele não vinha sendo utilizado com o time principal nem saindo do banco, indo a campo apenas contra Cuiabá e Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, quando o Tricolor entrou com reservas.
Até por ser pouco utilizado, o São Paulo não deve exercer a opção compra estabelecida no contrato com o Atlético de Madrid, no valor de 3 milhões de euros (cerca de 16 milhões de reais).
Pivô de polêmica com Ceni
Marcos Paulo esteve envolvido em uma polêmica que dificultou sua permanência e foi um dos últimos atos de Rogério Ceni antes de ser demitido em sua segunda passagem como treinador do clube.
Após ter poucos minutos em uma sequência de jogos, Marcos Paulo fez uma postagem nas redes sociais que foi interpretada por Ceni como provocativa. O técnico cobrou o meia-atacante no meio do elenco e gerou uma crise.
O ex-Fluminense chegou a atuar com Ceni depois da polêmica e marcou três gols em quatro jogos, dando esperanças ao torcedor que seria mais produtivo com a chegada de Dorival Júnior. Mas não demorou para que o rendimento caísse e Dorival deixasse o jogador de 22 anos de lado.
Os selecionáveis
Três jogadores importantes também foram desfalque, mas por causa de convocações durante a Data Fifa. Arboleda foi liberado para o Equador e James Rodríguez para a Colômbia em duelos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, enquanto Welington foi convocado para a seleção pré-olímpica.
Arboleda e o Equador encaram a Argentina, na quinta-feira (7), em Buenos Aires, e o Uruguai, no dia 12 (terça-feira), em Quito. James e a Colômbia enfrentam a Venezuela, na quinta-feira (7), em Barranquilla, e Chile, no dia 12 (terça-feira), em Santiago.
Já Welington e a seleção brasileira pré-olímpica fazem dois amistosos contra Marrocos, em Fez, nos dias 7 e 11 de setembro.