Após uma reunião na tarde desta quarta-feira (19), a diretoria do São Paulo optou pela demissão do técnico Rogério Ceni no comando da equipe. O eterno “Mito” tricolor se despede depois uma vitória por 2 x 0 em cima do Puerto Cabello, da Venezuela, na última terça-feira (18) pela Copa Sul-Americana.
“O Clube agradece aos profissionais pela dedicação de todos durante o período de quase 18 meses de trabalho nesta passagem que trouxe dois vice-campeonatos como resultados esportivos mais relevantes. O São Paulo Futebol Clube destaca que está sempre de portas abertas para o ídolo Rogério Ceni, embora os caminhos profissionais sigam direções diferentes no momento“, disse o clube em nota nas redes sociais.
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube anuncia a saída de Rogério Ceni da função de treinador nesta quarta (19). Também deixam suas funções os auxiliares técnicos Charles Hembert, Leandro Macagnan, Nelson Simões e o preparador Danilo Augusto. + pic.twitter.com/sDN1MSpdT3— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 19, 2023
O principal motivo para saída de Ceni foi o mau desempenho em partidas recentes. O São Paulo foi eliminado para o Água Santa nas quartas de final do Paulistão e teve três semanas livres para treinar até a abertura da Sul-Americana. Mesmo com o período de treinamento, o time não evoluiu o que a diretoria esperava.
Desde a eliminação, o Tricolor venceu o Tigre, da Argentina, (Sul-Americana), empatou com o Ituano (Copa do Brasil) e perdeu para o Botafogo (Brasileirão), além do triunfo no clube venezuelano.
A pressão externa ficou grande também. Inicialmente, um movimento que parecia acontecer só nas redes sociais, apareceu na principal torcida organizada do São Paulo, a Independente, que pediu a demissão de Ceni.
“Qual a dificuldade da demissão do Rogério“, disse a organizada em nota.
Em sua segunda passagem pelo São Paulo, Rogério Ceni dirigiu o time em 107 jogos, onde venceu 50, empatou 29 e perdeu 28 vezes. Foi vice-campeão do Paulistão e da Sul-Americana, ambos em 2022, além de semifinalista na última Copa do Brasil.
Dorival Júnior é nome forte no São Paulo
Informações do portal UOL apontam que a diretoria do São Paulo já sondou Dorival Júnior nesta semana. O técnico, que está sem equipe, tem como princípio não negociar com clubes que tenham treinadores empregados, então aguarda os desfechos no time paulista.
Dorival treinou o São Paulo entre 2017 e 2018, substituindo justamente Rogério Ceni em sua primeira passagem como técnico no clube. O experiente treinador cumpriu a missão no primeiro ano de salvar o Tricolor do rebaixamento, mas acabou demitido no início da temporada seguinte. No total foram 40 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 51,6%.