Os anos de má gestão cobraram um preço muito alto ao Santos. A equipe do litoral paulista conta com dificuldades financeiras há muito tempo, com direito a banimento de contratações por parte da Fifa. Isso se reflete nos gramados, onde o Peixe não é campeão desde 2016 – na ocasião, foi vencedor do Campeonato Paulista.
Soma-se isso a lutas recentes por rebaixamento no Campeonato Brasileiro e até no estadual, competição que não avança aos mata-mata desde 2020. Com isso, crises se instalam no clube com a pressão da torcida, como no jogo contra o Corinthians, quando torcedores arremessaram bombas e objetos no gramado da Vila Belmiro.
Dentro dos gramados, a equipe não vence a mais de um mês e acumula sequência a qual é a pior nesse século, podendo aumentar.
O Santos foi o único clube brasileiro eliminado na 1ª fase das competições sul-americanas em 2023:
– 1 vitória
– 2 empates
– 3 derrotas
– 3 gols marcados
– 5 gols sofridosEm grupo com Newell’s Old Boys, Audax Italiano e Blooming, a equipe não venceu nenhum dos 3 jogos em casa.
— Footstats (@Footstats) June 30, 2023
11 jogos sem vitória garantem pior sequência negativa do Santos no século XXI
O Santos não vence um jogo desde 14 de maio, quando superou o Vasco, fora de casa, por 1 x 0. Desde esse jogo, foram seis derrotas e quatro empates entre Brasileirão, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, com 13 gols sofridos e apenas seis marcados.
Os resultados fizeram o clube praiano ser eliminado na Copa do Brasil e na Sul-Americana e culminaram na demissão do técnico Odair Hellmann, substituído por Paulo Turra.
A sequência atual se iguala ao período entre agosto e outubro de 2021, quando o Peixe também ficou 11 jogos sem vencer nas mesmas três competições de 2023, também caiu em duas Copas e trocou de técnicos (Fernando Diniz foi demitido para chegada de Fábio Carille).
Na ocasião, o Santos sofreu 17 gols e marcou cinco. O tempo sem vitória foi interrompido com o triunfo sob o Grêmio por 1 x 0.
Caso o time não vença o próximo jogo, neste domingo (2), com o Cuiabá, fora de casa, o Peixe de 2023 se “isola” como a pior sequência sem vitórias nesse século, ambas sob a presidência de Andres Rueda.