O atacante Karim Benzema é a grande estrela do Al Ittihad, clube saudita que recebeu investimentos do governo local, mas isso não quer dizer que terá tudo dentro do clube. Nuno Espiríto Santo, técnico português da equipe, não cedeu a braçadeira de capitão ao jogador francês, mesmo com pedidos internos, e deixou a faixa com o brasileiro Romarinho, um dos ídolos do time. As informações são do jornal saudita Asharq Al-Awsat.
Ainda segundo a reportagem, a relação entre o craque e o treinador é tensa. Nuno não pediu a contratação de Benzema e não acredita que a forma do francês jogar encaixe em seu estilo de jogo. Já o jogador alega estar desconfortável e que o português o trata de maneira pouco profissional.
Benzema é apenas a terceira opção para braçadeira de capitão no clube. Além de Romarinho, o zagueiro Ahmed Sharahili está à frente do francês. Mas por que o brasileiro é tão prestigiado no Al Ittihad? Confira a trajetória vitoriosa construída pelo atacante ex-Corinthians no país árabe.
OLHA O ROMARINHO
Benzema e Nuno Espírito Santo entraram em atrito porque o francês não é o capitão do time. O técnico não quer abrir mão de deixar Romarinho com a braçadeira do time pic.twitter.com/joUbR5HYFF
— HTE Sports (@HTE__Sports) August 23, 2023
Há cinco anos no Al Ittihad, Romarinho é ídolo e campeão
Muito antes da onda atual de craques na Arábia Saudita, Romarinho fechou com o Al Ittihad em agosto de 2018, vindo do Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Desde o início, o brasileiro foi titular absoluto na equipe e a referência técnica. Até aqui, somou 189 jogos, de longe a equipe que mais defendeu na carreira, e 103 gols, maior artilheiro estrangeiro da história do clube.
100 Goals with our team
Tiger always a tiger 🐅 pic.twitter.com/xhb6YBbaIb— Al-Ittihad Club (@ittihad_en) May 27, 2023
Mas para marcar de vez o nome na história do time saudita com título teve que esperar quase cinco anos. A Supercopa Saudita foi a primeira taça, conquistada em janeiro desse ano ao superar o Al Nassr (já com Cristiano Ronaldo) e Al Fayda. Romarinho foi decisivo na campanha campeã: marcou um gol e distribuiu três assistências.
Além da Supercopa, a temporada 2022/23 entrou ainda mais na história para o brasileiro. O Campeonato Saudita foi disputado ponto a ponto com o Al Nassr e, no fim, Romarinho foi decisivo novamente. Na partida que deu o título, o atacante marcou duas vezes na vitória por 3 x 0 em cima do Al Feiha e garantiu sua primeira taça da liga saudita ao lado dos brasileiros Marcelo Grohe, Igor Coronado e Bruno Henrique (hoje, no Internacional).
Nesse último ano, balançou as redes 14 vezes e deu oito passes para gols, já treinado por Nuno Espírito Santo. Sua primeira partida como capitão foi justamente na última rodada do último Sauditão.
Benzema chegou ao futebol saudita junto de outros craques do futebol europeu
A vinda de Benzema foi a segunda de peso para a Arábia Saudita, depois de Cristiano Ronaldo chegar ao Al Nassr. Junto do francês no Al Ittihad vieram N'golo Kanté, Fabinho e Jota. No clube de CR7, estão Sadio Mané, Alex Telles, Marcelo Brozovic e o mais recente, o luso-brasileiro Otávio.
Para o Al Ahly, chegaram Roberto Firmino, Eduard Mendy, Roger Ibañez, Riyad Mahrez, Allan Saint-Maximin e Franck Kessié. Enquanto Neymar, Malcom, Ruben Neves, Kalidou Koulibaly e Sergej Milinkovic-Savic estão no Al Hilal.
Al Nassr, Al Ittihad, Al Hilal e Al Ahly são geridos pelo fundo soberano do governo saudita, que detém 75% de cada clube. Por isso, as quantias bilionárias gastas em contratações e salários. Mas não só os times estatais fazem grandes contratações. O Al Ettifaq trouxe o inglês Jordan Henderson, ídolo do Liverpool, e o belga Moussa Dembélé.
Confira os próximos jogos dos times sauditas recheados de craques:
- Al Raed x Al Hilal – quinta-feira (24) – 15h (horário de Brasília);
- Al Riyadh x Al Ittihad – quinta-feira (24) – 15h (horário de Brasília);
- Al Ahli x Al Akhdood – quinta-feira (24) – 15h (horário de Brasília);
- Al Fateh x Al Nassr – sexta-feira (25) – 15h (horário de Brasília).