Nesta segunda-feira (14), aconteceu a abertura do Campeonato Saudita. Recheada de craques, o início da liga não teve o brilho de Karim Benzema, Cristiano Ronaldo ou outro jogador badalado, mas sim do brasileiro Igor Coronado. O atacante fez dois gols na vitória por 3 x 0 do Al-Ittihad em cima do Al-Raed.
Benzema, companheiro Coronado, foi autor de uma assistência para o gol de Abderrazak Hamdallah antes do show do brasileiro. A primeira bola na rede foi um verdadeiro golaço em um chute colocado no ângulo. Depois, Igor aproveitou o rebote do goleiro em finalização de N'Golo Kanté e mandou às redes.
Igor Coronado é desconhecido do público brasileiro por não ter atuado em solo brasileiro. Nascido em Londrina, no Paraná, o brasileiro se mudou para Inglaterra com 14 anos e iniciou no futebol no país europeu. Confira a história do atacante no esporte.
Formado no futebol inglês, Igor Coronado passou por clubes de Malta, Itália e Emirados Árabes antes da liga saudita
Igor Coronado é um dos destaques do Al-Ittihad e o camisa 10 do time que tem Benzema, Romarinho e outros destaques. No último Campeonato Saudita, vencido por seu time em cima do Al Nassr de Cristiano Ronaldo, o brasileiro distribuiu 13 assistências e marcou seis gols em 28 rodadas. Mas antes do brilho no país árabe, o jogador teve que rodar na Europa e encontrar seu espaço no Oriente Médio.
Quando Coronado tinha 14 anos, os pais dele foram à Inglaterra em busca de oportunidades de emprego, por isso, o início do atleta foi em solo inglês. Ficou cinco anos no modesto MK Dons, onde se formou como jogador profissional, mas nunca jogou pelo time principal por opção do técnico.
”Como eu sempre joguei futebol, na escola e nos clubes amadores, surgiu a oportunidade no MK Dons e fiquei lá até os 19 (anos). No último ano, eu já ia com os profissionais para os jogos, mas mudou o treinador, que preferia jogadores mais altos, com mais força física e aí, acabei saindo. Mas a minha adaptação lá foi muito boa”, disse Igor ao site Ogol, em 2019.
A sequência da carreira do jogador foi conturbada. Inicialmente, fez um teste no Winterthur, da Suíça, e não foi aprovado. No mesmo país, jogou no sub-21 do Grasshopper e também não ficou por muito tempo.
A continuidade como profissional veio no Floriana, de Malta, país com menos de 500 mil habitantes. No arquipélago europeu brilhou com 32 gols em 63 partidas entre 2012 e 2015. Foi eleito o melhor estrangeiro da liga local em 2013.
Na sequência, recebeu duas boas oportunidades no futebol italiano. Primeiro, passou pelo Trapani, da segunda divisão, e depois migrou para o rival e conhecido Palermo, ambos da segunda divisão. Mas o auge do atleta viria no Oriente Médio, mais especificamente nos Emirados Árabes Unidos.
Pelo Al Sharjah, se consolidou como atacante de mobilidade após períodos como meia ofensivo e marcou 50 gols em 86 partidas. No país árabe venceu a Liga do Golfo Pérsico e a Supertaça do país.
Ainda sem jogar em clubes do Brasil, Coronado foi especulado no Vasco, Corinthians, São Paulo, dentre outros brasileiros, mas recentemetne o atacante renovou o contrato com o Al-Ittihad até 2025.
https://twitter.com/ittihad_en/status/1628102466133688334
Outro brasileiro brilhou na abertura do Campeonato Saudita
Além de Coronado, o brasileiro Malcom, do Al Hilal, brilhou na primeira partida do novo clube de Neymar. O atacante marcou três gols na vitória por 3 x 1 em cima do Abha.
O Al Hilal é treinado pelo português Jorge Jesus e tem no seu elenco, além de Malcom, caras conhecidas do futebol europeu, casos de Ruben Neves, Kalidou Koulibaly e Sergej Milinković-Savić.