Na noite da última segunda-feira (5), aconteceu o “Clássico dos Milhões” no Maracanã, onde o Flamengo abriu quatro gols de vantagem na primeira etapa em cima do Vasco de Maurício Barbieri, que descontou com Jair no início do segundo tempo. O Rubro-Negro impôs ao rival treinado sua quarta derrota seguida, acumulando oito jogos sem vitória.
O revés afundou ainda mais o Gigante da Colina na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos somados na vice-lanterna. A única vitória aconteceu na abertura do Brasileirão, contra o Atlético-MG, por 2 x 1.
Além do péssimo momento, o técnico Barbieri, no fim da entrevista coletiva, deu uma risada após um cinegrafista pedir para ficar sentado. Na verdade, o pedido era aos repórteres, mas a reação do treinador do Vasco irritou a torcida nas redes sociais.
Após a derrota para o Flamengo por 4 a 1, um print de Barbieri sorrindo na coletiva viralizou entre torcedores. Acontece que o motivo do sorriso do técnico do Vasco foi uma situação inusitada que ocorreu na sala de imprensa do Maracanã. O ambiente estava lotado de jornalistas e… pic.twitter.com/cdjLXY3vYo
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) June 6, 2023
Barbieri já havia irritado a torcedores vascaínos em maio
Em 14 de maio, o Vasco recebeu o Santos em São Januário e perdeu por 1 x 0 com gol de Deivid Washington. Na coletiva após a partida, Barbieri não se expressou bem e deu a entender que o clube carioca não tem costume de disputar a Série A, por isso foi derrotado.
“Nestes últimos anos, o Vasco foi sucateado por causa dos rebaixamentos e, hoje, as mudanças trazem esperanças ao torcedor, que vê uma luz no fim do túnel. Com um paciente na UTI, não dá para esperar que ele vá levantar e sair correndo. A gente tem uma base de equipe. Hoje, tirando o 1 a 0, fomos infinitamente melhor que o Santos, que nunca foi rebaixado e está acostumado a jogar na elite por bastante tempo”, disse o técnico vascaíno.
A repercussão nas redes sociais foi imediata, com muitas reclamações de desrespeito pelo lado dos torcedores do Cruzmaltino e memes e zoação pelos rivais. Quatro dias depois da fala, o treinador se posicionou e pediu desculpas à torcida.
“Fiz questão de estar aqui presente. Acho importante na condição de ser humano e responsável por aquilo que faço, pedir desculpas. Escolhi mal as palavras e gerei um desconforto no torcedor, maior patrimônio do clube. Quero me desculpar. Quero reforçar o sentimento de privilégio que tenho por defender essa camisa, essa história e esse escudo.”
“O Vasco é mais do que um clube. Tem uma história de luto por valores e princípios dos quais eu defendo. É um privilégio. Meu maior desejo é ter sucesso com esse clube. O Vasco vai voltar a trilhar os caminhos da vitória como fez anteriormente. Uma história gigante. Por isso gostaria de pedir desculpas ao torcedor”, afirmou.
https://twitter.com/futebol_info/status/1659241061305155605
No Vasco desde o início da temporada, Maurício Barbieri comandou o Gigante da Colina em 22 partidas, com nove vitórias, quatro empates e nove derrotas. Foi eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca para o rival Flamengo e na 3ª fase da Copa do Brasil, em São Januário, para o modesto ABC-RN.