Palmeiras e Água Santa jogam neste domingo (9), às 16h (horário de Brasília), a decisão do Campeonato Paulista. Na partida de ida, o Netuno de Diadema venceu por 2 x 1. Caso o Verdão reverta a vantagem dos adversários, quebrará um tabu de quase 30 anos.
Isso porque o Palmeiras conquistou a taça em 2022 e seria o segundo título consecutivo. O último bicampeonato Paulista do Alviverde Imponente aconteceu nas temporadas 1993 e 1994. O Verdão repetiu essa sequência também entre 1926 e 1927, na época ainda com o nome de Palestra Itália.
Com a alcunha italiana, a equipe teve sua maior sequência de títulos estaduais com o tricampeonato de 1932, 1933 e 1934.
LEIA TAMBÉM:
- Palmeiras x Água Santa ao vivo e online: onde assistir, horário e escalação no Campeonato Paulista 2023
- Veiga destaca preparação e se apega em histórico de viradas do Palmeiras para bater o Água Santa
- Palmeiras tem histórico curto de viradas em finais do Paulistão; relembre confrontos
Abel também bate recordes no Verdão
Com a decisão de hoje, Abel Ferreira alcançou 11 finais sob o comando do Palmeiras, o maior na história do clube nesse quesito. Deixou para trás nomes gigantes da história do clube paulista, como Vanderlei Luxemburgo e Felipão.
Das 10 finais disputadas até aqui, foram seis títulos (Libertadores 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana 2022, Copa do Brasil 2020, Paulista 2022 e Supercopa do Brasil 2023) e quatro vices (Supercopa do Brasil 2021, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e Mundial 2021).
Em conquistas, o português ainda tem um árduo caminho para tornar-se o maior vencedor. Oswaldo Brandão, histórico jogador e treinador, acumulou 10 taças entre várias passagens pelo Palmeiras. Luxemburgo é o segundo com oito títulos. Caso Abel vença hoje, alcança o professor Vanderlei.
Além dos torneios eliminatórios, o português levou o Campeonato Brasileiro do ano passado.
Desfalques e prováveis times para Palmeiras x Água Santa
O Netuno terá apenas dois desfalques para partida de hoje. Joilson, lesionado no jogo contra o São Paulo, segue fora, assim como Rodrigo Sam, suspenso pelo vermelho recebido na semifinal contra o RB Bragantino. O técnico Thiago Carpini deve escalar o Água Santa com Ygor Vinhas; Reginaldo, Marcondes, Didi e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho, Igor Henrique e Luan Dias; Lucas Tocantins, Bruno Xavier e Bruno Mezenga.
Já o Verdão teve a baixa do uruguaio Joaquín Piquerez, que machucou o joelho na ida da final. Além dele, Mayke, Bruno Tabata e Atuesta são ausências por lesão. Abel Ferreira pode escalar o Palmeiras com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Dudu e Endrick.