Lista seleta de goleadores do Palmeiras ganha novo integrante

O Palmeiras conquistou seu 25º título do Paulistão no último domingo (9), ao vencer, por 4 x 0, o Água Santa. Gabriel Menino foi o grande destaque do time ao marcar dois dos quatro gols da partida ainda na primeira etapa. O jogador, que foi pouco aproveitado na última temporada, virou peça chave no esquema de Abel Ferreira em 2023.

Menino tornou-se o terceiro maior artilheiro em finais na história do Palmeiras. Os dois gols do volante somaram-se a outros dois tentos, também em 2023, na Supercopa do Brasil contra o Flamengo e outro na final da Copa do Brasil de 2020 frente ao Grêmio. Com apenas 20 anos, o atleta da base do Verdão superou Edmundo e Paulo Nunes e igualou-se a Arce e Romeiro.

A frente de Menino está Evair, com seis, e Raphael Veiga, com 11.

LEIA TAMBÉM:

Veja os maiores artilheiros do Palmeiras em finais:

  • Raphael Veiga: 11 gols
  • Evair: seis gols
  • Gabriel Menino, Arce e Romeiro: cinco gols
  • Edmundo e Paulo Nunes: quatro gols

Menino tem 157 partidas pelo Palmeiras, sendo 94 como titular. O jovem volante balançou as redes 15 vezes e distribuiu 16 assistências.

A estreia do volante e lateral-direito aconteceu no início de 2020, ano que despontou pelo Verdão e foi destaque na equipe. Foram 10 assistência nessa temporada, o líder no quesito, e os três primeiros títulos no time paulista: Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil. Em duas oportunidade chegou a Seleção Brasileira principal, além de conquistar o ouro olímpico.

Menino, porém, perdeu espaço em 2021 e 2022, por lesões, mas principalmente pelo mau desempenho e falta de foco, chegando a ter críticas veladas de Abel Ferreira em coletivas de imprensa. O volante ficou fora dos relacionados para o Mundial de Clubes do ano passado por opção técnica.

Em fevereiro desse ano, o jovem revelou ao jornalista André Hernan o motivo pela queda de desempenho no Verdão.

Eu dei importância a coisas fora de campo, de treino. Eu acho que me importei com outras coisas e deixei o que Deus me deu o dom de fazer esperar um pouco. Isso me atrapalhou bastante e hoje eu sei o que eu quero e onde eu posso chegar“, explicou.

Gabriel Menino também falou do papel fundamental de Abel Ferreira em sua recuperação.

Ele (Abel) foi muito importante, me ajudou bastante. Ele contava histórias da vida dele e falava que se via em mim quando era mais novo. Porque, na época dele era jornal e ele dava muita importância (para o que era publicado) quando ele jogava, e foi um dos erros dele. E ele me chamava para conversar direto, e o que me impressiona é que ele é muito inteligente“, revelou.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.