Grêmio busca marca histórica do rival no estadual

Os torcedores gaúchos estão na contagem regressiva para grande decisão deste sábado (8). Grêmio e Caxias duelam às 16h30 (horário de Brasília) pela final do estadual, sem vantagem para nenhum dos lados, pois a partida de ida terminou 1 x 1. Caso termine com a taça, o Imortal igualará uma marca recente do rival Internacional e vai em busca de outra.

O Grêmio venceu todos os Campeonatos Gaúchos desde 2018. Ou seja, se ganhar hoje, chegará ao hexacampeonato, marca que o Colorado alcançou entre 2011 e 2016 e o próprio Tricolor entre 1985 e 1990.

Porém, a marca história que o time de Renato Gaúcho vai atrás é a de 1969 e 1976. Na época, o Internacional conquistou oito estaduais consecutivos. Para tornar o octa ainda mais especial, todos os títulos foram em cima do rival Grêmio.

Para igualar, o Imortal precisaria, além de vencer nesse ano, conquistar o Gaúcho em 2024 e 2025.

LEIA TAMBÉM:

A dupla imortalizada nos últimos anos do Grêmio, Walter Kannemann e Pedro Geromel são os únicos representantes nas últimas cinco conquistas estaduais. Entretanto, com uma lesão, o zagueiro brasileiro não participou da campanha neste ano.

Caxias quer o bicampeonato

Enquanto o Tricolor Gaúcho vai em busca do hexa, o modesto Caxias quer seu segundo título estadual. A equipe levou a taça em 2000, sob o comando do técnico Tite, e desde lá o time acumula três vices: 2009 (Internacional), 2012 (Internacional) e 2020 (Grêmio).

Calendário das equipes após o Gaúcho

Após a decisão do Gaúcho, o Imortal joga pela 3ª fase da Copa do Brasil contra o ABC, em Natal, na próxima quinta-feira (13). Depois, no domingo (16), duela com o Santos, em casa, na estreia do Brasileirão 2023.

O time da serra gaúcha só retorna a campo em 6 de maio. Pela Série C do Brasileirão, o Caxias visita o Independente FSJ, no Paraná.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.