O Botafogo é a grande sensação da Série A do Campeonato Brasileiro até aqui. Em 14 rodadas disputadas, o time bateu o recorde de 36 pontos somados e tem a melhor campanha da história da competição nesse período, superando o Corinthians de 2017 pelos gols marcados.
A equipe carioca, antes treinada pelo português Luís Castro e agora sob o comando de Cláudio Caçapa até a chegada de Bruno Lage, lidera diversas estatísticas no campo, como a melhor defesa (sete gols sofridos), melhor mandante (100% de aproveitamento) e visitante (71,4%).
Chama atenção, além da campanha sensacional do Botafogo, a comparação de seu elenco em relação aos adversários Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, que contam com elenco maior e estabelecido no futebol brasileiro. Para mostrar o tamanho da diferença dos times, o diretor de futebol do Glorioso, André Mazzuco, explicou ao UOL em que lugar está a folha salarial do clube.
Botafogo tá isolado, heeeein 🗣️🥶😂 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/13jQanT2r5
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 10, 2023
“Top-8”, dirigente detalha folha salarial do Botafogo
Ao programa “De Primeira“, Mazzuco revelou que a folha salarial atual do Botafogo está no “top-8” do futebol brasileiro, sendo esse o limite que o clube pode pagar nesse momento. O executivo exaltou a assertividade nos reforços, que evitam “inflar” os pagamentos com jogadores caros e pouco utilizados.
“Em termos de folha, hoje estamos no Top-8. É a capacidade do Botafogo, não mais do que isso (estar no top-8). Aí entra na questão eficiência, quanto mais for assertivo nas contratações, desenvolver jogadores, trazer atletas com lastro de desenvolvimento, fazer esse trabalho entre todos, identificação, captação e desenvolvimento… Na questão do externo, há mobilização muito grande, positiva, entre torcida e atleta” expôs o diretor de futebol.
O “top-8” do futebol brasileiro, hoje, gira em torno de R$ 10 milhões gastos mensalmente com salários, segundo o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC. O Flamengo lidera o quesito com cerca de R$ 30 milhões, o que significa que a folha salarial do Botafogo custa um terço que do rival Rubro-Negro. No momento, a equipe tem 10 pontos de vantagem ao Mengão no Brasileirão.
Palmeiras em 2º, Corinthians 3º e Atlético-MG 4º são outras folhas salariais acima do Glorioso. Vale destacar que os clubes não divulgam oficialmente os salários dos jogadores.