Firmino, Jesus ou Richarlison? Comparação irrita web: “não amarra nem a chuteira”

A Seleção Brasileira vive uma crise de camisas nove há muito tempo. Muitos tentaram ocupar a posição de centroavante da Amarelinha, como Roberto Firmino, Matheus Cunha, Gabriel Barbosa e Pedro, mas Gabriel Jesus e Richarlison, titulares nas Copas do Mundo de 2018 e 2022 respectivamente, receberam mais oportunidades.

Chama ainda mais atenção quando Richarlison, atual titular do Brasil e autor de três gols no Mundial, diz que ele é o dono da camisa nove e não há dúvidas. As redes sociais dizem outra coisa, com muitas críticas ao jogador do Tottenham, da Inglaterra, que por clubes fez apenas três gols na temporada 2022/23.

Por conta dessa disputa acirrada pela posição de centroavante, existe muita comparação sobre qual é o melhor e quem deveria ser o titular no Brasil, mas uma discussão nas redes sociais irritou parte da web por conta de um paralelo considerado absurdo para alguns.

Para internautas, não existe comparação entre Firmino, Jesus e Richarlison

Uma página no Twitter levantou a questão: no auge, Roberto Firmino, Gabriel Jesus ou Richarlison? Esse questionamento causou revolta principalmente pela inclusão do nome do ex-centroavante do Liverpool, da Inglaterra, atualmente sem contrato.

Para alguns, Jesus e Richarlison “nem amarram a chuteira” de Firmino. Confira algumas reações dos torcedores nas redes sociais:

Roberto Firmino = MUITO subestimado. Melhor ‘centroavante' brasileiro dos últimos anos, mas vocês não estão prontos pra essa conversa.”

“Comparar Firmino com Jesus e Richarlison chega a ser criminoso. Os dois tem que nascer de novo e rezar cinco pai nosso pra jogar a bola que o Firmino joga/jogou.”

“Existe uma diferença grande entre a melhor fase do Firmino pra do Jesus (que com certeza vai entrar no seu auge no Arsenal). E existe um abismo de diferença entre o Gabriel Jesus e o Richarlison

Richarlison no auge não amarra nem a chuteira do Firmino em fase ruim”

Cinco anos mais velho que seus concorrentes, Firmino marcou época com a camisa dos Reds, formando um trio histórico com o egípcio Mohamed Salah e com o senegalês Sadio Mané, conquistando, sob o comando do alemão Jurgen Klopp, títulos do Campeonato Inglês, da Liga dos Campeões e de copas nacionais na Inglaterra.

A pedido do Futebol na Veia, o SofaScore fez uma comparação entre os três atacantes. Os números apontam que Richarlison tem as piores marcas de gols, assistências, minutos para participar de tentos e títulos (não conquistou nenhum). Com a mesma idade do hoje titular do Brasil, Jesus é quem tem as melhores médias e mais conquistou taças (13).

Bobby, como é chamado Firmino pela torcida do Liverpool, exerceu a função de falso nove. Por isso, dentre os três, é quem tem mais assistências (115), além de balançar as redes 172 vezes.

Confira abaixo os números dos jogadores durante toda a carreira por clubes.

Firmino, Jesus ou Richarlison? Comparação irrita web: "não amarra nem a chuteira"
Mais velho, Firmino tem mais gols e assistências, mas Jesus fica à frente em média de bola na rede, minutos para participar de tentos e títulos; Richarlison tem as piores marcas (Foto: SofaScore)
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.