Chegou ao fim a Copa do Mundo 2022, o maior evento de futebol do Planeta. A competição terminou com o tricampeonato da Argentina, mas um torneio desse tamanho não se resume apenas ao campeão. Além disso, muitas seleções decepcionaram em suas atuações durante a Copa, outras foram surpresas positivas e entraram para a história dos mundiais, mesmo sem levantar o troféu.
O Futebol na Veia, então, fez uma análise e chegou aos destaques dessa Copa do Mundo, que ficarão entre seleções, jogadores e treinadores. Da mesma forma, levantamos os fiascos desse mundial, também entre os mesmos, que acabaram não entregando o esperado, ou talvez não chegaram tão longe quanto deveriam. Confira quais os destaques e fiascos da Copa do Mundo 2022:
Destaques da Copa do Mundo 2022
Vamos começar com aqueles que brilharam nessa Copa do Mundo, que nos proporcionaram momentos que ficarão na memória por um bom tempo. São histórias e jogadas que podem ficar na história das Copas e que você vai conhecer aqui.
Brilharam fora das quatro linhas
Os destaques da Copa do Mundo começam com os treinadores que levaram suas seleções longe e que fizeram com que seus atletas entregassem o melhor em campo. Os dois finalistas chegam com caminhos bem diferentes, Didier Deschamps campeão em 2018 e mais uma vez foi até a final, enquanto Lionel Scaloni chegou após a Copa da Rússia em uma solução “provisória” e levou a Argentina ao título.
Além deles, vale o destaque a Walid Regragui, que chegou em agosto à seleção de Marrocos e chegou ao 4º lugar da Copa do Mundo 2022. Apesar da campanha até às oitavas de final somente, Hajime Moriyasu, mudou a forma de jogar da seleção japonesa e venceu as gigantes Alemanha e Espanha, se classificando em primeiro do grupo.
A Copa das zebras
A Copa terminou com uma final entre duas seleções que já haviam vencido duas vezes o torneio, mas a fase de grupos, principalmente, reservou grandes surpresas. Algumas seleções que não eram favoritas em seus jogos, porque enfrentaram equipes tradicionais, acabaram levando a vitória e entrando para a história das Copas. O maior destaque é para a única seleção que venceu a campeã mundial, a Arábia Saudita venceu Messi e companhia por 2 x 1 e assombrou os Hermanos logo na primeira rodada da fase de grupos.
https://youtu.be/He1SRQ8CfOs
A última dança
Em uma Copa com tantos jogadores jovens se destacando, como o próprio artilheiro, Mbappé, de apenas 23 anos, teve também a presença de grandes jogadores experientes. A Copa do Mundo 2022 pode ter marcado o último mundial de três vencedores da Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo, eliminado nas quartas, Luka Modric 3º lugar e o campeão e maior vencedor do prêmio, Lionel Messi.
A grande final
Nada poderia coroar melhor uma Copa do Mundo do que uma final gigantesca. Além de serem duas seleções muito tradicionais como Argentina e França, o duelo Messi x Mbappé foi um dos destaques da decisão. Foi um empate por 2 x 2 nos 90 minutos, na prorrogação 1 x 1, com o placar final em 3 x 3 e uma disputa de pênaltis emocionante. A partida foi em tão alto nível, que muitos dizem ser a maior, ou uma das maiores de todos os tempos.
https://youtu.be/xa7lT_vzzLM
Fiascos da Copa do Mundo 2022
Agora vamos falar de quem decepcionou, que acabou deixando a desejar ao fim da Copa do Mundo, ou até bem antes do fim. Essas histórias também ficarão nas nossas memórias, mas em outra parte, que não é tão agradável assim. Ao contrário, esperamos esquecer logo e que tudo mude nos próximo mundiais.
Fora da festa
Aqui, começaremos com seleções que foram à Copa com grande expectativa dos torcedores e acabaram indo embora mais cedo. As maiores decepções ficam por conta das campeãs mundiais Alemanha e Uruguai, que deixaram a competição na fase de grupos, os germânicos pela segunda vez consecutiva. Bélgica e Dinamarca também chegaram ao Catar com grande potencial e não passaram da primeira fase. Além delas, a campeã Espanha chegou às oitavas, mas foi só, decepcionando com os jovens espanhóis.
Voltaram mais cedo
Infelizmente, a Copa do Mundo terminou mais cedo para alguns jogadores, que deixaram suas delegações antes da hora. O Bola de Ouro da temporada, Benzema, se lesionou e voltou para casa e não participou da campanha da França. Pela Seleção Brasileira, Alex Telles e Gabriel Jesus sentiram problemas no joelho e também deixaram a delegação antes da hora. O caso mais curioso foi de André Onana, de Camarões, cortado pelo treinador, após uma discussão do estilo de jogo da equipe.
Seleção Brasileira
Apenas o título seria o suficiente para o torcedor brasileiro considerar um fiasco no Copa do Mundo 2022. Porém, não foi somente para nosso país que a decepção veio, já que analistas e jornalistas de todo o mundo, consideravam o Brasil um dos favoritos ao título mais importante do futebol mundial. A eliminação nas quartas de final para a Croácia deixou a sensação de que a seleção poderia ir mais longe, mas não foi capaz.
https://youtu.be/UB7Qsy-w_Fc
País sede
A Copa do Mundo 2022 aconteceu, houve festa, um evento organizado, mas não podemos esquecer do quão complicado foi ter o Catar como país sede do torneio. Alguns pontos ficaram mais claros, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no entorno dos estádios, há dois dias do início da Copa. Além disso, o emirado não abriu mão de seus costumes e ideias homofóbicas durante o mundial, marcante negativamente.
Esses foram alguns dos principais destaques da Copa do Mundo 2022, positivos e negativos. Terminou o maior evento de futebol do Planeta e as lembranças e grandes momentos ficaram para a história.