Estreia do Sampaoli garante feito inédito na carreira do argentino

Na noite da quarta-feira (19), o Flamengo superou o Ñublense, do Chile, por 2 x 0 pela 2ª rodada da Copa Libertadores. O jogo marcou a estreia do Jorge Sampaoli no comando técnico da equipe carioca.

O triunfo garantiu ao treinador argentino um feito inédito na sua carreira: nunca havia vencido uma estreia de Copa Libertadores. O primeiro jogo de Sampaoli por Libertadores foi em 2007, ainda quando comandava o Sporting Cristal, do Peru. Na ocasião, foi derrotado por 5 x 0 para o América, do México.

Três anos depois, no Emelec, do Equador, o argentino estreou com empate em 0 x 0 contra o Newell’s Old Boys, da Argentina. Pela Universidad de Chile, equipe onde fez um dos seus melhores trabalhos, abriu a Libertadores de 2012 contra o Atlético Nacional e perdeu por 2 x 0.

LEIA TAMBÉM:

Outras estreias de Sampaoli

Em estreias por Campeonatos Brasileiros, o retrospecto do argentino é ótimo. Ainda pelo Santos, em 2019, Sampaoli abriu a competição com vitória por 2 x 1 sobre o Grêmio, fora de casa. No ano seguinte, dessa vez pelo Atlético-MG, venceu de novo fora de casa. A vítima da vez foi o próprio Flamengo em pleno Maracanã.

Em Copa do Brasil, o treinador não teve a oportunidade de treinar pelo Galo, visto que a equipe havia sido eliminada antes de sua chegada. Mas no Peixe a estreia foi mais do que positiva: 7 x 1 contra o Altos-PI.

No domingo (23), o Mengão de Sampaoli visita o Internacional no Beira-Rio. Levando em conta o histórico de estreias com vitórias fora de casa, o torcedor rubro-negro pode ficar otimista. E já na próxima quarta-feira (26) recebe o MaringáPR, no Maracanã, pela 3ª fase da Copa do Brasil, buscando reverter uma vantagem de dois gols.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.