A situação do Vasco na temporada não é fácil. No último domingo (11), o time carioca foi derrotado novamente, dessa vez para o Internacional, no Beira-Rio, com direito a 2 x 0 em pouco mais de 15 minutos. Rayan até descontou ao Cruzmaltino, mas a derrota foi decretada.
A partida representou o nono jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro, com três empates e seis derrotas. O único triunfo aconteceu na abertura do Brasileirão, 2 x 1 em cima do Atlético-MG. Com isso, a equipe está no penúltimo lugar com seis pontos.
Vale destacar que o Vasco tem maior tempo de descanso em comparação aos outros clubes por não disputar competições continentais e a Copa do Brasil, torneio que foi eliminado para o ABC-RN ainda na 3ª fase. Apesar disso, luta pelo rebaixamento nas 10 rodadas inicias e para fugir dele, precisará de algo que não acontece desde 2017.
🚨 SITUAÇÃO COMPLICADA!
Quatro de oito times com a mesma pontuação do Vasco foram rebaixados no Campeonato Brasileiro.
Além disso, o Vasco hoje tem 62% de chances de cair.
Apesar de uma vitória em 10 partidas, Barbieri segue no comando. pic.twitter.com/Z4j8GNv7YL
— Daniel Morais (@daanielmorais) June 13, 2023
Vasco precisa de 46% de aproveitamento para permanecer na Série A; clube não alcança número desde a campanha de 2017
No atual Brasileirão, o Vasco possui apenas 20% de aproveitamento em 10 rodadas. Por conta disso, precisará conquistar 46% dos pontos nas 28 rodadas restantes para alcançar os “sonhados” 45 pontos, número que normalmente garante que um time não seja rebaixado.
Esse aproveitamento de 46%, porém, não acontece para o Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro há muito tempo. Com dois anos seguidos na segunda divisão, o Cruzmaltino jogou a elite do futebol nacional pela última vez em 2020. Na ocasião, rebaixado, ficou terminou com 35,96%.
Em 2019, teve desempenho melhor e alcançou 42,98% de aproveitamento, mas nem esse número bastaria para salvar o time da queda em 2023. No ano anterior, 2018, teve 37,72%.
O único aproveitamento que salvaria o Vasco de seu quinto rebaixamento seria o da campanha de 2017, 49,12%, quando terminou em sétimo lugar e se classificou pela última vez à Copa Libertadores.
O time de Maurício Barbieri retorna aos gramados no dia 22 de junho, contra o Goiás, no Estádio São Januário, em um confronto direto pela parte debaixo da tabela.
Próximo jogo do #VascoDaGama 💢 pic.twitter.com/qVfuGmqwrU
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 13, 2023