O Internacional anunciou oficialmente a contratação do atacante equatoriano Enner Valencia na última segunda-feira (13). Vindo do Fenerbahçe, da Turquia, o jogador vestirá a camisa 13 colorada por três temporadas. A torcida do rival Grêmio aproveitou a chegada do reforço para tirar uma onda e compará-lo ao também centroavante Diego Souza.
Começamos a semana mais apaixonada do ano completamente encantados por essa família. São 𝐄𝐧𝐧𝐞𝐫 motivos para sorrir! 😍
O #ValenciaDay tá muito 🔛! 🇦🇹❤️ pic.twitter.com/XXp2AuMKS9
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) June 13, 2023
Presente na última Copa do Mundo e autor de três gols, Valencia foi o terceiro maior artilheiro do futebol europeu na temporada 2022/23 com 33 bolas nas redes entre Campeonato Turco, Liga Europa e Copa da Turquia.
Acompanhando as provocações entre gremistas e colorados nas redes sociais, a equipe do Futebol na Veia reuniu as estatísticas de Valencia e Diego Souza para comparação.
Diego Souza tem mais de 80 gols que Valencia na carreira; jogador do Grêmio é quatro anos mais velho, mas começou a carreira como meio-campista
Utilizando dados do site Ogol, o atacante gremista acumula incríveis 275 gols na carreira em 935 partidas, média de 0,30. O Grêmio é o clube onde Diego Souza mais marcou gols, 87, à frente do Sport, 57, e Palmeiras, 38.
Hoje centroavante, o atleta começou a carreira como meia e, por isso, não marcou tantos gols no começo da sua trajetória. Dos 275 tentos, 137 foram marcados a partir de 2016, período que foi ficando mais perto do gol.
Enner Valencia, tratado como uma grande promessa no início de sua carreira no Emelec, do Equador, clube que balançou as redes 32 vezes, não conseguiu emplacar no West Ham e Everton, ambos da Inglaterra, com apenas 13 tentos nesse período no futebol inglês.
O jogador equatoriano acumulou bons momentos no México pelo Pachuca e Tigres e entre 2020 e 2023 defendeu o Fenerbahçe, onde desencantou em marcar e tem média superior a um gol a cada dois jogos. No total da carreira, são 194 bolas nas redes (média de 0,32), somando 38 com a Seleção Equatoriana.
Nas três últimas temporadas, porém, Valencia tem vantagem em cima do atacante do Grêmio em gols, assistências e minutos para participar de tentos. Veja os números levantados pelo SofaScore a pedido do Futebol na Veia.

Confira algumas reações da torcida gremista brincando com a chegada de Valencia e comparando o equatoriano a Diego Souza:
“O Diego Souza jogou metade da carreira como meio campo e tem mais gols que o Valencia”
“Os caras querem comparar um atacante que tem menos gol que o Diego Souza (que começou a carreira sendo volante) com o Luís Suárez?”
“Imagina o Suárez vendo essas comparações… O 4° maior artilheiro em atividade do mundo (quase 600 gols) contra um cara que não tem 200 gols ma carreira e que tem menos gols que Herrera, Diego Souza, Barcos, Barrios e cia. Tem 30 gols a mais que o Rogério Ceni que foi goleiro…”
“Eu vi gente dizendo que o Enner Valencia tá no nível do Luís Suárez. Maluco, o cara não tá no nível nem do Diego Souza.”
GOLS NA CARREIRA:
LUIS SUÁREZ: 544
Barcos: 298
Diego Souza: 273
Lucas Barrios: 233
André Lima: 183
Herrera: 175
ENNER VALENCIA: 157Não é corneta, é informação. pic.twitter.com/XswN6rphTh
— Lucas 🇪🇪🍊 (@lucasmarketeiro) June 12, 2023