Destaque do Cruzeiro em 2022 retorna ao clube; veja detalhes

Em seu terceiro ano na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, após a aquisição de Ronaldo Fenômeno, conseguiu voltar à elite do futebol nacional. A campanha foi histórica, onde bateu o recorde de acesso antecipado (sete rodadas) e de título mais cedo na segunda divisão (seis rodadas antes do término). No fim, a equipe na época treinada pelo uruguaio Paulo Pezzolano somou 78 pontos.

Apesar do coletivo forte, a equipe teve um personagem muito importante para a caminhada do acesso e do título: o atacante Edu. Vindo do BrusqueSC no início do ano passado, o atleta marcou 22 gols em 48 partidas, sendo o artilheiro da Raposa em 2022.

Em 2023, Edu foi emprestado para o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, até junho desse ano, com opção de compra. Porém, o atacante só foi utilizado em cinco partidas, somando apenas 285 minutos em campo, com dois gols marcados.

Pouco aproveitado, o jogador publicou uma foto no Instagram fazendo as malas para retornar ao Cruzeiro. O técnico português Pepa irá avaliar se utilizará o atleta.

LEIA MAIS:

Mesmo Pepa goste de Edu e queira utilizá-lo, terá que esperar até 3 de julho, quando abre a janela de transferências do futebol brasileiro.

Edu chega para lutar por posição com Gilberto, autor de apenas quatro gols até aqui com a camisa celeste em 20 jogos. Já Henrique Dourado, recém-chegado, ainda não balançou as redes em duas partidas disputadas.

O possível retorno do atacante mesclou comentários positivos e negativos nas redes sociais de cruzeirenses. Alguns exaltaram o atleta, dizendo que em comparação a Gilberto, atacante titular do clube, consegue marcar mais gols.

Edu merece uma chance na 1° divisão, pode não ser um primor de atacante, mas é esforçado e faz bem pro grupo. E na fase que o Gilberto está, ele pode jogar tranquilamente como titular“.

Pode falar que é ruim, o que for, o cara tem identificação absurda com a torcida, aparentemente gosta mesmo do Cruzeiro bom pra compôr o elenco e fazer uma pressão a mais no Giba (Gilberto)“.

Já chega pra assumir a titularidade! Gilberto precisa tomar um banquinho e (Henrique) Dourado claramente está longe da forma física ideal!“.

Porém, outra parte da torcida do Cruzeiro aponta que Edu não possui a qualidade necessária para o elenco atual.

Acho que ele vai é ser emprestado de novo. Têm Ceifador (Henrique Dourado) e Gilberto já, e o Edu não é melhor que nenhum dos dois, na teoria“.

(Não) é possível que só eu que acho esse cara (Edu) muito limitado“.

Não tem necessidade nenhuma dele (Edu) voltar. Melhor usar ele com moeda de troca por algum outro jogador“.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.