Em seu terceiro ano na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, após a aquisição de Ronaldo Fenômeno, conseguiu voltar à elite do futebol nacional. A campanha foi histórica, onde bateu o recorde de acesso antecipado (sete rodadas) e de título mais cedo na segunda divisão (seis rodadas antes do término). No fim, a equipe na época treinada pelo uruguaio Paulo Pezzolano somou 78 pontos.
Apesar do coletivo forte, a equipe teve um personagem muito importante para a caminhada do acesso e do título: o atacante Edu. Vindo do Brusque–SC no início do ano passado, o atleta marcou 22 gols em 48 partidas, sendo o artilheiro da Raposa em 2022.
Em 2023, Edu foi emprestado para o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, até junho desse ano, com opção de compra. Porém, o atacante só foi utilizado em cinco partidas, somando apenas 285 minutos em campo, com dois gols marcados.
Pouco aproveitado, o jogador publicou uma foto no Instagram fazendo as malas para retornar ao Cruzeiro. O técnico português Pepa irá avaliar se utilizará o atleta.
🔵 Após empréstimo, Edu está voltando ao Brasil.
O atacante de 30 anos irá se reapresentar ao Cruzeiro e será reavaliado pela comissão do treinador Pepa. pic.twitter.com/pGRQFKqOXP
— ConexãoCEC (@conexaocec) May 14, 2023
LEIA MAIS:
- Ex-ídolo do Cruzeiro critica desentendimento entre atacantes após derrota; veja
- Dourado e Bruno Rodrigues fazem as pazes após confusão por pênalti e mandam recado para torcida do Cruzeiro
- Ronaldo faz postagem sobre manter cautela sobre a campanha do Cruzeiro
Mesmo Pepa goste de Edu e queira utilizá-lo, terá que esperar até 3 de julho, quando abre a janela de transferências do futebol brasileiro.
Edu chega para lutar por posição com Gilberto, autor de apenas quatro gols até aqui com a camisa celeste em 20 jogos. Já Henrique Dourado, recém-chegado, ainda não balançou as redes em duas partidas disputadas.
O possível retorno do atacante mesclou comentários positivos e negativos nas redes sociais de cruzeirenses. Alguns exaltaram o atleta, dizendo que em comparação a Gilberto, atacante titular do clube, consegue marcar mais gols.
“Edu merece uma chance na 1° divisão, pode não ser um primor de atacante, mas é esforçado e faz bem pro grupo. E na fase que o Gilberto está, ele pode jogar tranquilamente como titular“.
“Pode falar que é ruim, o que for, o cara tem identificação absurda com a torcida, aparentemente gosta mesmo do Cruzeiro bom pra compôr o elenco e fazer uma pressão a mais no Giba (Gilberto)“.
“Já chega pra assumir a titularidade! Gilberto precisa tomar um banquinho e (Henrique) Dourado claramente está longe da forma física ideal!“.
Porém, outra parte da torcida do Cruzeiro aponta que Edu não possui a qualidade necessária para o elenco atual.
“Acho que ele vai é ser emprestado de novo. Têm Ceifador (Henrique Dourado) e Gilberto já, e o Edu não é melhor que nenhum dos dois, na teoria“.
“(Não) é possível que só eu que acho esse cara (Edu) muito limitado“.
“Não tem necessidade nenhuma dele (Edu) voltar. Melhor usar ele com moeda de troca por algum outro jogador“.