Pepa não resiste a sequência ruim e é demitido do Cruzeiro

Pepa, de 42 anos, tinha conquistado somente duas vitórias em seus últimos 17 jogos comandando o Cruzeiro

O português Pepa não é mais o treinador do Cruzeiro. O treinador de 42 anos não resistiu aos maus resultados — duas vitórias nos últimos 17 jogos — e foi demitido na manhã desta terça-feira (29). Também deixam o clube a comissão técnica do agora ex-comandante celeste, composta por Samuel Correia, Pedro Oliveira, Pedro Azevedo e Hugo Silva.

O Cruzeiro informou que Fernando Seabra, técnico do time sub-20 do Cruzeiro, e Vinícius Rovaris, auxiliar técnico da Raposa, conduzem o treinamento desta terça-feira. A diretoria celeste prometeu que o nome novo treinador será anunciado nos próximos dias. De acordo com a Itatiaia, Ronaldo Nazário, acionista majoritário da SAF da Raposa, chega em BH nesta quarta-feira (30), para auxiliar na busca por um treinador.

Pepa não é mais o técnico do Cruzeiro.

O Cruzeiro informa que, após reunião nesta manhã entre a Diretoria de Futebol e Pepa, ficou definida a saída do treinador e de sua comissão técnica, composta por Samuel Correia, Pedro Oliveira, Pedro Azevedo e Hugo Silva.

Fernando Seabra e Vinícius Rovaris conduzem o treinamento desta terça-feira.

O nome do novo comandante será anunciado nos próximos dias.

Cruzeiro, em anúncio da demissão de Pepa

A demissão de Pepa acontece menos de dois dias após a pesada derrota sofrida para o Grêmio, por 3 a 0, no domingo (27). O Cruzeiro foi completamente envolvido pelo Tricolor Gaúcho na Arena do Grêmio e saiu de campo com a impressão de que o resultado ficou “barato”.

Treinador e elenco do Cruzeiro já viam sofrendo com a pressão dos torcedores, que protestaram no sábado (26), na Toca da Raposa 2, centro de treinamento da Raposa, e no desembarque da equipe no Aeroporto de Confins, nessa segunda-feira (28).

Pepa no Cruzeiro

Pepa chegou ao Cruzeiro em março de 2023, após a disputa do Campeonato Mineiro, onde o Cruzeiro havia sido comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano. Nos pouco mais de cinco meses em que treinou a Raposa, o português disputou 25 jogos, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas. O aproveitamento do técnico com a camisa celeste foi de apenas 38,6%, com 23 gols marcados e os meses 23 gols sofridos.

O treinador vinha de sete jogos sem vencer, oscilando entre boas e más exibições, mas sem conseguir resultados. A última vitória do Cruzeiro aconteceu há 52 dias (em 8 de julho), o 1 a 0 contra o Vasco, em São Januário, pela 14ª rodada do Brasileirão.

Pelo Cruzeiro, Pepa jogou a Copa do Brasil, eliminando o Náutico na terceira fase e caindo para o Grêmio nas oitavas de final, e o Campeonato Brasileiro, onde deixa o time celeste na 12ª posição, com 25 pontos em 21 jogos. São quatro pontos acima da zona de rebaixamento e dez abaixo do G6.

Cruzeiro volta a jogar no domingo

O Cruzeiro volta a campo, ainda sem saber se com ou sem o novo treinador, no domingo (3), quando enfrentará o Bragantino, às 18h30, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de tropeço, o time celeste pode terminar a rodada somente um ponto acima da zona de rebaixamento para a Série B.

Se vencer, o Cruzeiro respira e o novo treinador terá onze dias de trabalho até enfrentar o Santos, em 14 de setembro, na Vila Belmiro. O período sem jogos acontece por causa da parada para a Data Fifa de Setembro.

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.